Quem nunca cometeu um erro no ambiente de trabalho? Errar é humano, mas evitar deslizes também é possível. Listamos as sete principais “escorregadas”, que podem acontecer no ambiente profissional, com as respectivas dicas para sair de cada uma dessas situações.
# 1 Trabalho com moderação
Quem acha que trabalhar 12 horas por dia, inclusive finais de semana é o melhor caminho para a promoção, está completamente enganada. Trabalhar demais gera stress e, consequentemente, perda de produtividade, além de limitar as atividades pessoais de cada um. Sem elas, é impossível ampliar a visão de mundo, perdendo o potencial de ser uma colaboradora atualizada e com novas ideias.
#2 Pausa para o cafezinho
Você sabia que produzir sem pausas é prejudicial à saúde e também faz cair o desempenho? Especialistas recomendam a cada 90 minutos, fazer uma pequena pausa (aquela do cafezinho!) para manter a concentração e o foco.
#3 Sim, sim, sim... Não!
Dizer sim a algumas responsabilidades e atividades alheias é bom, pois lhe dá a chance de desenvolver novas habilidades e criar laços com os seus colegas. Porém, cuidado na quantidade de “sim” ditos: não fique sobrecarregada e muito menos deixe de cumprir as suas tarefas em prol dos outros. Há diversas maneiras educadas de dizer "não".
#4 Sozinha nunca
Não carregue o mundo nas costas! Ninguém tem bola de cristal para adivinhar o que você deseja ou precisa. Tentar abraçar o mundo sozinho, além de stress, pode causar desmotivação.
#5 Fale de você
Ao contrário do que muitos acham, falar sobre suas vitórias profissionais para a chefia e sua equipe, é bom! Marketing pessoal, feito no momento e do jeito certo, não soa arrogante e é positivo.
#6 Ninguém é perfeito
Excelência é bom, mas almejar a perfeição pode trazer efeitos negativos: você se martiriza ao pensar que poderia sempre dar mais, torna o trabalho muito mais árduo, já que nada do que faz está bom o suficiente e ainda perde oportunidades de crescer devido ao medo de errar.
#7 Networking já!
A grande maioria das vagas é preenchida por indicação. Então, não deixe de frequentar eventos da sua área e procure cultivar as relações profissionais, assim como faz com os seus relacionamentos pessoais: responda e-mails, ligue de vez em quando, marque um almoço e mantenha-se sempre acessível.
Evitando ou, caso seja necessário, saindo-se bem dessas situações, você pode dar um passo a mais para crescer na carreira!
Fonte: M de Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário