sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Rentabilizando suas férias

Nos meses de férias de verão, há uma clara diminuição no ritmo e na rotina de qualquer um. Estes momentos de calmaria são justamente a época perfeita para investir na carreira, seja fazendo uma atualização sobre o setor em que você já atua ou até mesmo buscando uma oportunidade para mudar de área. Pode ser um curso no exterior ou mesmo uma curta especialização na sua cidade, não importa, desde que esse período seja utilizado para melhorias no seu currículo. 

Os profissionais ligados à área de intercâmbio já estão antenados neste novo nicho de mercado, pois este segmento tem aumentado muito nos últimos anos. A agência de intercâmbio STB registrou um aumento de cerca de 80% nos últimos dois anos, em programas voltados para este período do ano. “Além das empresas valorizarem cada vez mais, os profissionais mais experientes estão vendo que a geração que está chegando agora ao mercado já tem inglês fluente e por isso sentem a necessidade de se atualizar”, explica Márcia Mattos , gerente de cursos da STB.

Ao contrário do que acontecia há alguns anos, os programas oferecidos vão muito além do tradicional business english. Há cursos de inglês com aulas para pequenos grupos, dispondo também de reforço individual extra, focado na necessidade de cada aluno. Novidades como o “voice training” (para disfarçar o sotaque) ou programas voltados para toda a família, que também oferecem aulas para os filhos e cursos de especialização, usados principalmente para quem tem planos de mudar de área na carreira.

Este último caso citado anteriormente foi o que aconteceu com o ex-auditor Alessandro Marchesino: ele aproveitou um curso de inglês voltado para negócios e mudou de carreira. “Sempre tive essa aspiração, de trabalhar no mercado de capitais, mas sabia que meu nível de inglês não permitia”, conta. Há alguns anos, Alessandro ficou três meses em Toronto para aprender inglês, e voltou para casa com muito mais do que a fluência em uma língua estrangeira: ele conseguiu uma entrevista de emprego na PricewaterhouseCoopers, após ter encontrado - por coincidência - , um diretor da empresa na cidade canadense. Hoje, Marchesino é sócio da companhia e pensa em usar uma das próximas férias para fazer um curso de aperfeiçoamento de sotaque.

Para quem não quer (ou não pode) ir tão longe, muitas faculdades já oferecem cursos de férias.  As unidades da cidade de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) estão oferecendo mais de 160 cursos de verão, reflexo da grade demanda do mercado. A unidade paulista viu o número de cursos de férias aumentarem em 20% em comparação ao ano passado. Neste mês de janeiro, o coordenador de cursos de férias da ESPM-SP, Victor Trujillo, espera entre 3 mil e 3,5 mil alunos. “São executivos, empreendedores, acadêmicos e profissionais em geral, que vêm do Brasil inteiro, muitas vezes bancados pelas empresas em que trabalham”, explica.

Além dos conhecimentos adquiridos com os programas, os alunos tem convivência com profissionais da área e aproveitam esse período para fazer contatos e trocar experiências. É este aspecto que faz com que a diretora de marketing Emanuelle Barreto, do Hotel Vila do Mar, em Natal vá para São Paulo durante as férias de verão desde 2009. “O networking é um plus”, diz.

Pensando em todos esses fatores citados acima, a Geral Investimentos, durante o mês de janeiro oferecerá ao público, palestras sobre Análise Técnica, Análise Fundamentalista e sobre investimentos. Para mais informações, confira a nossa agenda

Fonte: Valor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?