Sentir-se à vontade no ambiente de
trabalho ajuda muito e pode até fazer o serviço render mais. Quando você se
sente confortável para falar com seus colegas e até mesmo com seu chefe, sobre
assuntos variados, o dia parece passar mais rápido e se torna menos pesado e
cansativo. É preciso levar em conta que passamos mais horas no trabalho, do que
em casa, por isso é praticamente impossível separar totalmente a vida pessoal
da profissional, dentro do escritório. Ainda que a tecnologia ande de mãos
dadas com os negócios, essa parceria tem seu lado negativo. No Brasil, já há mais celulares do que pessoas e, consequentemente, nas empresas há pessoas que
posseum dois ou mais aparelhos.
Grande parte das empresas permite
o uso de celular e, algumas, liberam até mesmo outros tipos de aparelhos portáteis . Porém, não é
por isso que devemos nos sentir livres para usá-los quando bem entendemos.
Quando você está usando o celular , a impressão que transmite é de que sua
atenção está "dividida" e, inevitavelmente, ao retomar a atividade
que estava fazendo antes, você já perdeu o foco. Então, é fundamental que
prevaleça sempre o bom senso.
Pode parecer exagero, mas, para
algumas pessoas, o celular é vital. É estranha a sensação que se sente ao
esquecê-lo em casa ou de estar sem bateria; parece que perdemos algo e que não
está tudo bem. Repare no comentário que escutamos com certa frequência:
"estou sem bateria" (ao invés de simplesmente dizer "estou sem
meu celular"). A dependência, cada vez maior, do celular é nítida - um
aparelho que, nos faz sentir perto de alguém, mesmo estando longe; que
possibilita resolver assuntos urgentes rapidamente, sem ao menos ter de
"levantar-se da cadeira".
Prefira deixar seu celular no
perfil Silencioso, para que ele no máximo "vibre", sem emitir som.
Isso evita que você incomode quem está trabalhando ao seu redor. O toque do
celular tira a concentração de qualquer um, ainda mais quando seus colegas não
compartilham do seu gosto musical!
Caso seja em uma reunião, atenda
somente se for URGENTE. É educado, dizer que estava esperando a ligação e sair
da sala para atender. Ao receber uma ligação no ambiente de trabalho, procure
sempre falar em tom baixo, seja objetivo e, se possível, não se prolongue
demais. Evite externar as emoções - isso pode constranger quem está à sua
volta. Se o assunto for de extrema importância, dirija-se a um local mais
reservado da empresa, caso contrário, combine de continuar a conversa em outro
horário.
Ao que tudo indica, alguns
precisam aprender um novo tipo de educação: a tecnológica. Mas não se preocupe,
você pode continuar utilizando seu celular no ambiente de trabalho, desde que
saiba a maneria adequada de usar, sem atrapalhar os demais ou comprometer seu
rendimento profissional. Não é tão difícil, basta você se policiar e pensar
sempre que seus colegas não precisam ficar sabendo do que acontece na sua vida
particular!
Fonte: MeiaFina
Nenhum comentário:
Postar um comentário