O que você levaria em conta na
hora de decidir mudar de emprego? Um cargo de importância, salário elevado,
ambiente confortável, plano de saúde, bonificações, auxílio financeiro para
cursos ou a proximidade com a sua casa. Independente da resposta, certamente
você irá se preocupar com o que lhe traga bem estar. Certo?
Cada vez mais, queremos ter
liberdade para escolher qual caminho seguir, tendo autonomia e segurança para
enfrentar barreiras e vencer os desafios. A relação com o Trabalho e Autonomia
e Liberdade são duas das 12 dimensões que fazem parte da pesquisa Índice de Bem
–estar (IBE), realizada em Porto Alegre desde 2009. Nesta última edição, foram
entrevistadas 541 pessoas. As questões envolviam perguntas sobre a satisfação
com o ambiente de trabalho, a relação com os colegas, o reconhecimento dos
superiores e o futuro dentro das empresas. Ao final da avaliação, a nota geral
dada para a relação com o trabalho foi 68,2.
A pesquisa mostrou que, entre os
aspectos mais importantes no ambiente do trabalho, estão a motivação e a
satisfação com as oportunidades que o trabalho oferece. Outro dado relevante é
que o ato de trabalhar pode ser considerado um ótimo aliado para a saúde
mental. Muitas empresas já se deram conta da importância do bem estar dentro do
ambiente de trabalho, que é praticamente a "segunda casa" dos
colaboradores. Estas instituições adotam práticas simples, capazes de propiciar
um ambiente agradável no escritório e aumentam o desempenho do colaborador.
Confira algumas dicas para
melhorar seu dia-a-dia de trabalho:
Movimente-se: realize
tarefas em pé, evitando ficar o tempo todo sentada.
Atenção à postura:
sente-se de maneira correta, isso irá evitar futuros problemas de saúde.
Tome um bom café da manhã: é muito importante ingerir alimentos saudáveis pela
manhã. Você terá mais energia para um produtivo dia de trabalho.
Cuidado com a alimentação: comer demais pode fazer com que seu sangue se concentre todo
na digestão, fazendo com que você se sinta sonolenta ou até mesmo preguiçosa.
Então, coma apenas o necessário e garanta a boa forma.
Beba água: o ideal é ingerir no mínimo 2 litros de água por dia.
Não acumule trabalho: organize-se e faça suas tarefas no tempo certo. Não
permita que o trabalho se acumule, pois ficará difícil e cansativo de
realizá-lo depois.
Bom relacionamento: procure se relacionar bem com os colegas de trabalho. O
clima amistoso propicia melhor rendimento e um clima agradável.
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