Para você, que pensa em investir no mercado de ações, mas não o faz porque não tem tempo ou conhecimento necessário, uma boa opção são os Fundos de Investimento. Mas, se você não sabe o que é isso, tampouco como funciona, não se preocupe! Confira o post de hoje e entenda um pouco mais sobre esse assunto.
Pense em Fundo de Investimento como um condomínio: cada investidor é um "morador", e dono de uma cota ("apartamento"). Os cotistas ("moradores") compram uma quantidade de cotas ao aplicar e pagam uma taxa de administração a um terceiro (o administrador) para coordenar as tarefas do fundo e gerenciar seus recursos no mercado. Os condôminos (investidores) tem direitos e deveres iguais, independentemente da quantidade de apartamentos (cotas) que possuem. É muito importante que se faça a leitura do regulamento do fundo de investimento, pois é nele que poderão ser encontradas as regras do "condomínio", como taxas, prazos e critérios para diversificação da carteira, por exemplo.
O que é uma cota?
Trata-se da fração de um fundo - como um apartamento do prédio. O patrimônio de um fundo de investimento é a soma de cotas que foram compradas pelos diferentes investidores. O valor da cota é resultante da divisão do patrimônio líquido do fundo pelo número de cotas existentes. Quando o investidor aplica seu dinheiro no fundo, está comprando uma determinada quantidade de cotas, cujo valor é diariamente apurado. As instituições informam o valor das cotas dos fundos nos principais jornais ou na Internet.
Como faço para investir em um fundo de investimento?
Sabia mais sobre Fundos de Investimento através do nosso Atendimento Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário