A procura e o interesse pela liderança feminina têm sido crescentes. Cada vez, mais as mulheres estão ocupando posições superiores de comando e poder na gestão de empresas, no governo e na sociedade em geral.
Em 2010, o SEBRAE-PR desenvolveu uma pesquisa pioneira de capacitação de liderança, que avaliou as principais características da líder mulher e comparou com as dos líderes homens.
Em ambos os sexos, os dois primeiros pontos fortes citados foram os mesmos: competição e independência. O primeiro ponto evoca a imagem de líder poderoso, ativo, competente, de iniciativa e atento aos outros, características culturais ditas “masculinas” em nossa sociedade. A independência também é um símbolo masculino, de afirmação cultural e reforça o exercício do pleno comando.
Já a terceira e quarta posição se diferem. Para homens aparecem a flexibilidade e a autoconfiança, enquanto para mulheres o saber ouvir e o apoio catalisador figuram as mesmas posições (características entendidas como “femininas”). O saber ouvir é um caminho propício para a empatia, comunicação bilateral e efetiva. O líder que ouve os outros amplia seus recursos quantitativos e qualitativos, conhece melhor seus colaboradores e tende ao melhor relacionamento com eles. Já o apoio catalisador significa o encorajamento e ajuda apenas quando necessário, na medida certa, para que a pessoa possa agir sozinha, sabendo que pode contar com o outro a seu lado, o tempo todo. No caso das mulheres, o 5º ponto forte em uma gestão é a sensibilidade.
Os rankings dessas três dimensões classificam as mulheres líderes em posição vantajosa com relação aos homens: desenvolvemos primeiramente os aspectos masculinos como base e complementamos com atributos femininos que equilibram e realçam o exercício efetivo de uma liderança tipicamente feminina.
Fonte: Revista da ESPM
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