Nem o frio da noite da última terça-feira (28/06), conseguiu espantar os convidados da palestra "Cenário Econômico Atual e Perspectivas para 2012", promovida pela Geral Investimentos. O encontro, que aconteceu no Amcham Business Center, teve como palestrante o Diretor de Recursos de Terceiros da Geral Investimentos, Alessandro Barreto.
O objetivo do evento foi esclarecer aos participantes, o que vem acontecendo com a economia dos Estados Unidos, Europa, China e Japão e, principalmente, entender de que forma isso afeta o Brasil.
O objetivo do evento foi esclarecer aos participantes, o que vem acontecendo com a economia dos Estados Unidos, Europa, China e Japão e, principalmente, entender de que forma isso afeta o Brasil.
Confira alguns dos assuntos abordados durante a palestra:
- Recuperação dos desastres naturais no Japão;
- Período retração de atividade na Grécia, país assombrado pelo risco das Dívidas Soberanas;
- Alto índice de desemprego na União Europeia, com o Euro ainda ameaçado;
- Desemprego elevado nos Estados Unidos, Dívida Pública e o fim do QE2 (rodada de flexibilização quantitativa do fed). A inflação norte americana tende a cair com o recuo das commodities, no entanto, o crescimento da maior econiomia mundial segue lento;
- No Brasil, a inflação está acima da meta, dando sinais de queda, mas ainda londe do esperado.
- Mudanças no Cenário Brasileiro, que vem se adaptando às novas Estruturas Familiares, fator diretamente relacionado à Renda e Consumo. Ainda sobre o Brasil, o palestrante falou sobre a Política Cambial, os avanços da Construção Civil e a Produção Industrial.
- Nos Países Desenvolvidos a expectativa é de um crescimento gradual, ainda com alta taxa de desemprego, o que trava uma recuperação mais imediata. As Dívidas Soberanas seguirão como principal risco. Outros pontos abordados sobre este tema, foram a Fuga para Papéis Privados e os Juros que continuarão em patamares baixo.
- Já nos Países em desenvolvimento, continua a fase de expansão, com uma taxa de crescimento acima dos países desenvolvidos. As Políticas econômicas, ainda contracionistas, observam a recuperação dos desenvolvidos, mas ainda contam com uma Inflação ainda acima da expectativa.
Dentre as Projeções para o próximo ano, cabe destacar:
- o PIB em elevação 2011/2012;
- a Inflação que seguirá acima da meta, porém não no teto;
- A Taxa Selic, que tende a ficar entre 12,5% e 13%, dependendo da política fiscal;
- Salário Mínimo com forte reajuste em 2012 (método de Cálculo) - em torno de 14%;
- Taxa de Câmbio na faixa entre R$ 1,57 e R$ 1,65.
- Inadimplência que permanecerá mais elevada no curto prazo, mas que não deve gerar problemas para o SFN, pois em 2012 tende a recuar.
- Petróleo e Mineração;
Ao final do evento foram apresentadas as Carteiras Recomendadas da Geral Investimentos: Geral Mercado, Geral Small Caps, Geral Trade e Geral Dividendos.
Confira aqui as fotos do evento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário