No último post do blog,
quando contamos um pouco da história de Amélia Earhart, a primeira mulher a
atravessar sozinha de avião o Oceano Atlântico, falamos também de um Doodle
comemorativo que o Google fez, pelos 115 anos que a piloto faria nesta
data. Mas, você sabe o que é exatamente um "doodle"?
Originalmente, trata-se de um rabisco, aquilo que desenhamos sem a preocupação
com a perfeição e detalhes; no Brasil é o popular rascunho. O Google adaptou
esta ideia, brincando com o logotipo de sua marca, usando ilustrações criativas
para homenagear algo ou alguém, ou mesmo para celebrar alguma data marcante na
historia.
Como tudo começou
Esta brincadeira despretensiosa aconteceu pela primeira vez em 1998, quando os
fundadores, Larry Page e Sergey Brin, decidiram mudar o logotipo do Google,
para mostrar que estariam presentes no Burning Man Festival, no deserto de Nevada. Eles colocaram o símbolo do festival (dois
rabiscos e um losango, em formato de homem) atrás da letra “o” do Google. O
inusitado é que esta mudança no logotipo foi pensada apenas para os
funcionários, informando-os de que estariam ausentes do escritório.
Em 2000, os fundadores pediram ao estagiário Dennis Hwang que fizesse um doodle para o Dia da Bastilha. A ilustração fez tanto sucesso, que o jovem foi promovido estagiário a "Chefe de Doodles". Para quem cria, eles são muito mais do que um simples desenho. É uma forma de interagir com milhões de pessoas ao redor do mundo, surpreendo quem acessa o site de buscas. Dependendo da imagem, pode surgir o interesse do usuário por saber mais informações, que são esclarecidas ao clicar no ícone comemorativo e ser direcionado para uma página explicativa. O que poucos sabem é que, por trás destes "doodles", há uma equipe de profissionais qualificados, responsáveis pela criação, contando ainda com a preciosa ajuda de outros colegas, que enviam suas ideias e dicas, fazendo com que o sucesso seja cada vez maior.
Em 2000, os fundadores pediram ao estagiário Dennis Hwang que fizesse um doodle para o Dia da Bastilha. A ilustração fez tanto sucesso, que o jovem foi promovido estagiário a "Chefe de Doodles". Para quem cria, eles são muito mais do que um simples desenho. É uma forma de interagir com milhões de pessoas ao redor do mundo, surpreendo quem acessa o site de buscas. Dependendo da imagem, pode surgir o interesse do usuário por saber mais informações, que são esclarecidas ao clicar no ícone comemorativo e ser direcionado para uma página explicativa. O que poucos sabem é que, por trás destes "doodles", há uma equipe de profissionais qualificados, responsáveis pela criação, contando ainda com a preciosa ajuda de outros colegas, que enviam suas ideias e dicas, fazendo com que o sucesso seja cada vez maior.
Em época de Olimpíadas, não poderia ser diferente! Quando você acessa o
endereço do Google, se depara diariamente
com novos doodles alusivos aos esportes olímpicos. A fama dos doodles já
conquistou todos os continentes, fazendo com que muitos fãs colecionem e até
esperem ansiosamente pela próxima arte.
Para você que ficou curiosa ou então quer conferir algum doodle antigo, basta
acessar este link: Galeria de Doodles
Fonte: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário