Quantas vezes você disse “sim”, mas na verdade sua vontade era de dizer um enorme "NÃO"? Diversas, não é mesmo? Estamos sempre mais predispostos a dizer "sim" para propostas onde o "não" se encaixaria perfeitamente como resposta. Uma coisa é fato, depois que o sim acaba "saindo", logo nos bate um certo arrependimento, uma sensação de frustração, e a pergunta: por que eu não disse não? Afinal, estamos contrariando o que realmente queremos. O “sim” nos rouba tempo, podendo não nos fazer felizes, percebendo que temos medo de dizer uma simples palavrinha para os outros: “NÃO”.
Ao dizer o tal sim, ele traz junto a vontade de sermos solícitos e simpáticos com o que os outros estão querendo. Faz parte do ser humano a vontade de não querer decepcionar o outro, mesmo que esteja decepcionando a si mesmo. É uma ação que faz com que tudo fique mais fácil num primeiro instante, afinal, a partir de um não dito, muitas perguntas podem vir; já dizendo um sim, estamos nos eximindo da responsabilidade da nossa verdadeira vontade.
Dizer não é também respeitar suas vontades e seu tempo, é ter coragem e o mais importante, perceber que dizer não, pode ser muito mais agradável do que um "sim" que não esteja expressando a verdade.
Pensando nisso, separamos seis dicas pra você tentar melhorar e começar a falar alguns "NÃOs" por aí:
- Não tenha medo de dizer não. Não é necessário ser sempre bonzinho - mesmo estes também dizem não quando é preciso. Estar sempre disponível não é bacana e, além do mais, aqueles que recebem o não, até gostariam de ter disciplina para conseguir fazer o mesmo.
- Chega de enrolar, fala logo, vai! Um não dito logo no início é a melhor coisa, pois postergar só vai causar aborrecimento e deixar a pessoa ainda mais decepcionada, já que estava contando com a sua presença naquele evento que infelizmente você NÃO poderá ir.
- Não minta. Se existe uma justificativa, ok, mas se não há, nada de mentir. Fale a verdade de uma forma amigável, a pessoa pode até ficar chateada no início, mas quando esfriar a cabeça vai perceber o quão amigável você estava sendo. Mas lembre-se: você não deve explicações aos outros, é sua escolha, você tem direito de escolher o que for melhor para você.
- O corpo te dá uma ajudinha. Antes que a pessoa termine de falar sobre aquele convite indesejado, demonstre, de forma sutil com o corpo, que você não gostou tanto assim. Discretamente, franza a testa e comece a torcer o nariz (mas não exagere!); isso já dará a entender que você não gostou muito da proposta e, de certa forma, quando você falar "não", isso já era a resposta esperada.
Claro que existem situações em que nossa vontade não reina, aí o melhor mesmo é dizer o polêmico sim, mas são apenas algumas ocasiões, não torne isso um hábito. Nos demais momentos, aprenda com as dicas e diga NÃO!
Fonte: Mais Tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário