sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Saia da fila em um click!

Filas imensas, trânsito congestionado e mau atendimento são alguns dos problemas que, ao poucos, vamos tentando eliminar das nossas vidas. Nesta batalha diária, a internet torna-se nossa grande aliada no simples fato “ganhar tempo”.

O rol de serviços públicos disponíveis on line não param de crescer e com vantagens decisivas: nada de esperas e uma grande proteção aos dados dos internautas. Veja como é possível usar a rede para fugir das filas intermináveis das repartições, economizando tempo e dinheiro!

Com o CPF e os dois últimos recibos de declaração do imposto de renda, mais a data de nascimento, o internauta pode cadastrar-se no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Neste endereço, é possível acessar o extrato das dez últimas declarações, solicitar a segunda via do CPF, consultar processos e trâmites, possíveis dívidas com a Receita Federal. Em caso de pendências, o sistema aponta o erro e o caminho para a correção. “O contribuinte que acompanha sua situação fiscal evita o acúmulo de juros e multas sobre o atraso no pagamento de impostos. Pode também resgatar restituições que, por algum motivo, não foram recebidas”, diz Maria Helena Cotta Cardozo, coordenadora-geral de atendimento de atendimento da Receita Federal.
Em relação a este serviço, existe apenas um cuidado importante: o órgão é recorrente em tentativas de fraude eletrônica, levanto o usuário a fornecer dados confidenciais. Porém, a instituição, jamais pede confirmação de dados dos contribuintes por correspondência ou e-mail.

O portal disponibiliza, como principal serviço, a emissão de Certidão de Antecedentes Criminais. Em relação ao passaporte, ainda não há grandes avanços: o internauta pode imprimir formulários, pagar as taxas e agendar a entrega de toda a papelada via web, mas precisa comparecer à Polícia Federal para solicitar o documento e também para retirá-lo.

No Rio Grande do Sul, é possível registrar boletins de ocorrência relacionados a furto de veículos, furto ou perda de documentos e celulares, notificar o desaparecimento de pessoas e fazer o registro de acidentes sem vítimas. Em alguns casos, um policial telefona para a vítima, a fim de esclarecer dados referentes à ocorrência. O usuário imprime o documento ou recebe uma versão digital, ou mesmo por e-mail.

A Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), entidade que representa os cartórios do país, desenvolveu um site que oferece serviços de entrega de certidões. No portal, é possível obter certidões e segundas vias de documentos lavrados em cartórios de 23 estados brasileiros. Documentos como certidões de nascimento, casamento, óbito, escritura, registro de imóveis, certidões de negativas de protestos são entregues por Sedex ou Carta Registrada, depois do sistema fazer uma busca para descobrir o cartório que emitiu o documento e de pagar as taxas cartoriais e de envio. Outra opção é solicitar uma certidão digital e retirá-la em um dos 1000 cartórios que disponibilizam essa tecnologia.
Mas tome cuidado com empresas que também prestam o serviço pela web, mas que não estão associados pela Anoreg. O cliente corre o risco de não receber o documento e ainda ter seus dados repassados para golpistas.

Departamento Estadual de Trânsito
No site gaúcho do órgão, o usuário pode agendar uma vistoria do veículo, consultar infrações e pontuação da carteira e imprimir boletos de multas. Já no site paulista, o motorista pode requerer a segunda via e a permissão definitiva da Carteira Nacional de Habilitação, e da Permissão Internacional para Dirigir. 

Fonte: Revista Veja


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