Diariamente somos alvo de inúmeros anúncios e promoções, que nos bombardeiam com novidades e tendências, criando em nós um sentimento de necessidade de consumo quase imediata. E neste aspecto, nós mulheres costumamos ser bem mais sensíveis aos "encantos do consumo", e acabamos adquirindo produtos que talvez nem venhamos a utilizar.
Quem não conhece uma amiga "louca por sapatos", a "compulsiva por maquiagens" ou a "colecionadora de roupas que nunca serão usadas"? Histórias de consumo desenfreado já fazem parte do universo feminino. Mas como mudar esta realidade? Muitas vezes, um gasto desnecessário tido como “pequeno”, pode ser prejudicial ao bolso e à mente.
Se já temos tudo que realmente precisamos no guarda-roupa, será que há necessidade de mais uma blusa? Se já estamos endividadas, será que o melhor a fazer não é pagar uma prestação, ao invés de comprar uma bolsa nova? E se temos um objetivo maior, como comprar uma casa, trocar de carro ou ingressar em uma pós-graduação, será que realmente não vale a pena segurar o cartão de crédito? Caso você tenha se identificado com alguma dessas dúvidas, então, é hora de focar nesse objetivo principal, bloquear todos esses estímulos ao consumo, entender o valor do dinheiro e saber usá-lo de maneira adequada.
Sabemos que é difícil resistir àquela bolsa linda, que você não precisa, mas que está com 50% de desconto. Mas tente respirar fundo e fazer algumas perguntas básicas a você mesma, antes de se render a esse impulso:
* Eu já tenho algo parecido em casa?
* Posso costumizar algo que já tenha ao invés de comprar essa peça?
* Em que ocasião vou usar?
* Eu realmente preciso disso?
* Claro que quero essa peça AGORA. Mas... o que eu queria comprar antes de sair de casa, mesmo?
* Do que vou ter que abrir mão mais tarde, se gastar com isso hoje?
Essas questões não são fórmulas mágicas anti-consumo, mas, somadas à vontade de concretizar algo maior e foco (especialmente financeiro), elas se transformarão em uma grande arma na luta contra as compras compulsivas.
Fonte: Chata de Galocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário