sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Nós vamos invadir a sua OBRA!

Um pouco de história...

“A Revolução Industrial, definitivamente, foi um marco na história da civilização. Trouxe avanços tecnológicos e muitas facilidades mas, também, contribuiu para uma mudança significativa no processo social: a vida familiar tradicional estava com os dias contados. Antes submissa, as mulheres eram responsáveis por todas as tarefas da casa e dos cuidados com os filhos. Depois da revolução, elas foram entrando pouco a pouco no mercado de trabalho, ocupando funções e desenvolvendo tarefas até então exclusivas aos homens.”

Trecho retirado da Revista Lopes – Região Sul

Em alguns posts anteriores do blog, já havíamos mencionado a crescente ocupação de mulheres no setor da Construção Civil. Há alguns anos, esta área, que era considerada um reduto tipicamente masculino, vem se transformando, aos poucos, em um ambiente um pouco mais feminino. Seja em cargos de comando ou execução, a verdade é que, cada vez mais, as empresas deste setor estão atentas ao capricho, organização e delicadeza das mulheres. “Elas são muito requisitadas para tarefas que envolvam detalhamento, sensibilidade, intuição e concentração”, diz Kátia Mendes, gerente geral do programa Doutores da Construção (comunidade virtual que presta serviços ao público que necessita de mão de obra civil). 

Na Construção Civil, ainda empregam-se mais homens do que mulheres mas, aos poucos, estes números estão mudando. Em 2006, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego havia, em média, 50 mil mulheres trabalhando no setor em todo o Brasil. Já em 2010, este número subiu para 92.298 mil. Vale ressaltar que, nos últimos quatros anos, esta foi a área que mais gerou empregos (quase meio milhão de vagas).

Especialistas do segmento garantem que o mercado está aquecido, mas carente de mão de obra qualificada. Para combater esta falta de profissionais, em março de 2011, a prefeitura de Porto Alegre assinou um protocolo que oferece mais de 600 vagas para mulheres em cursos de qualificação na área de Construção Civil. O projeto, que tem parceria com diversas entidades, visa incentivar a complementação da renda familiar.

Segundo o programa Doutores da Construção, as mulheres representam de 13% a 14% dos capacitados. Deste percentual feminino, 3,9% destas trabalhadoras são de Porto Alegre (dados de 2010).

Em relação a esta invasão feminina no mundo da construção, os homens estão curiosos e preocupados. Nossa iniciativa e determinação começam a ser notadas pelos gestores e o nosso espaço só tende a aumentar. 

Fonte: Revista Lopes – Região Sul 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?