sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O poder do sorriso!


Você já parou para pensar no poder transformador de um sorriso? Bem, se ainda não se deu conta do quanto é importante sorrir, então pare de perder tempo. Levando a vida com um belo sorriso estampado no rosto aumentam as chances de você receber mais e mais alegrias. O ritmo acelerado e a rotina podem nos fazer esquecer que a simpatia e o sorriso são armas poderosas no mundo dos negócios e na vida pessoal. Sorrir vai além da simples educação, é uma questão de cordialidade, que pode lhe abrir muitas portas. "O sorriso une as pessoas", afirma o médico Eduardo Lambert, autor do livro A Terapia do Riso (Editora Pensamento).

Estudos recentes mostram que sorrir nos ajuda a fazer conexões, nos enriquece e faz bem à saúde do corpo e da mente. Confira quatro razões para sorrir mais no ambiente de trabalho:

Nós, mulheres, somos mais sérias!
84% dos homens afirmam rir muito. Já para as mulheres, o percentual é menor: 68%. Para elas, demonstrar alegria demasiadamente no trabalho não é algo visto com bons olhos. Porém, tudo não passa de um ingênuo engano, pois os homens entrevistados disseram não considerar menos sérias ou profissionais as risonhas.

Se o chefe rir...
O escritor americano Robert R. Provine, autor do livro Laughter: A Scientific Investigation ("Risada: uma investigação científica" - tradução literal para o português) comprovou o que todo funcionário já deve estar careca de saber: quando o chefe solta algum tipo de piadinha, todos à sua volta riem bem mais do que se a brincadeira tivesse partido de um outro colega. 

Sorria, faz bem à saúde
Quando sorrimos, estimulamos nosso cérebro a liberar endorfina e serotonina, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade que, além disso, ativam o sistema imunológico. Michael Miller, cardiologista da Universidade de Maryland, nos EUA, comparou as atitudes de 150 pessoas que sofreram infarto e 150 pessoas sadias. Eis a avaliação final do Dr. Miller: quem ri mais, evita problemas cardíacos futuros! E, para quem duvida, o riso tem mais uma vantagem: emagrece. Estudos mostram que, gargalhar de 100 a 200 vezes ao dia, equivale ao esforço de remar durante 10 minutos.

Quem ri por último ri melhor! E ainda ganha mais
Quem pensa que, bancar o tipo mais sério e intelectual é o melhor jeito de se dar bem no trabalho, pode estar terrivelmente enganado. O pesquisador Fábio Sala, da Universidade de Boston nos EUA, realizou um estudo com executivos considerados de padrão excelentes e medianos. A grande surpresa (ou não) é que os profissionais acima da média foram mais bem humorados durante a entrevista do que os medianos. E mais, ao observar o salário dos executivos entrevistados, aqueles que riram mais, também são os que ganham mais!

Agora, pense bem: você não gasta um centavo sequer para sorrir. O sorriso é como um remédio, que não traz efeitos colaterais, somente benefícios para você e para aqueles que convivem com você. Por isso, tente não franzir tanto a testa, afaste o mau humor de sua rotina e, sempre que possível, solte uma boa e alta gargalhada. Sorria, e tenha a certeza de que você estará ganhando e dando mais do que imagina.

"... Porque esse talvez seja o único remédio quando ameaça doer demais: invente uma boa abobrinha e ria, feito louco, feito idiota, ria até que o que parece trágico perca o sentido e fique tão ridículo que só sobra mesmo a vontade de dar uma boa gargalhada".
(Caio F. Abreu)


Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?