terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Casamento Financeiro

Um dos mais frequentes motivos que levam ao fim de relacionamentos é a infidelidade. Mas, o que você provavelmente não sabia é que a infidelidade pode acontecer também as finanças do casal. É a chamada Infidelidade Financeira. Eliana Bussinger, Mestre em Economia de Empresas pela FGV-São Paulo, escreveu e lançou em 2005 o livro “As Leis do Dinheiro para Mulheres: como nossas mães, nunca mais” (editora Campus). Na obra, a escritora dá dicas para que as mulheres obtenham sucesso em suas vidas, inclusive no âmbito financeiro. Segundo ela, o dinheiro está associado diretamente a desentendimentos, que podem gerar até mesmo a separação do casal, principalmente quando ambos evitam conversar sobre o assunto.
O diálogo ainda é o melhor caminho para que haja entendimento. Deve-se deixar claro qual é o ponto de vista de cada um sobre a renda da família e chegar a um consenso sobre como será administrado o orçamento da casa. Deixar claro quanto cada um ganha e quanto o casal tem de despesas é primordial para o equilíbrio. Omitir esses fatos pode levar ao erro mais comum entre casais: subestimar a renda do cônjuge e superestimar as dívidas. 

Para planejar a movimentação financeira do casal, é preciso que ambos compartilhem informações verdadeiras sobre seus rendimentos e despesas. De nada adianta querer esconder que ganha uma bonificação a cada X meses. Se um dos dois fizer isso, a planilha não será um retrato fiel da realidade, não é mesmo?

Para que tudo isso aconteça, é fundamental que haja cumplicidade e honestidade um com o outro. Isso deve valer para todas as frentes, para todos os pontos que deverão ser encarados pelo casal, seja na vida amorosa ou na financeira. Rever gastos e despesas, ordenar prioridades e entrar em acordo. Cada um deverá ceder um pouco, para que não haja mentiras mais tarde. Por fim, o que ambos julgarem desnecessário, cortem! Pensar na vida financeira do casal fará com que conversem mais, manifestem de forma transparente opinião de cada um e, consequentemente, isso fará com que fiquem mais próximos e unidos.

Um comentário:

  1. Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog

    ResponderExcluir

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?