Não é novidade pra ninguém, que nós mulheres somos mais consumistas do que o sexo oposto. Logo, nos endividamos com maior facilidade e, com frequência, temos de recorrer ao uso do cartão de crédito. Segundo dados publicados em 2010 pela revista Dinheiro, 56% dos usuários de cartões de credito são do sexo feminino.
As mulheres se endividam mais, sendo responsáveis por 55,99% dos nomes incidentes no cadastro de devedores (contra 44,01% dos homens). Mas, ao mesmo tempo em que figuramos números “negativos” na hora das compras, ganhamos destaque quando o assunto é eliminar os débitos contraídos. É o que aponta a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, uma vez que 54,66% das dívidas regularizadas no SPC são feitas por mulheres.
Em relação ao tempo levado para “limpar o nome”, não há diferenciação de sexo. Em geral, 33,31% dos brasileiros demoram mais de um ano para se livrar da dívida; 15,14% precisam de dois anos; e ainda 6,53% necessitam de três anos para voltarem ao azul.
Por conta desses números, a maioria dos especialistas recomenda cautela na hora das compras, principalmente para as mulheres. Prorrogar as dívidas pode custar caríssimo para o consumidor, visto que o Brasil possui as maiores taxas de juros mundiais. Planejamento é essencial na hora consumir e especialmente, na hora de pagar.
Para saber mais sobre como “limpar seu nome”, clique aqui e leia nosso post sobre o SPC e SERASA.
Fonte: Revista Dinheiro e Manchete Popular
Nenhum comentário:
Postar um comentário