terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tesouro Direto


  Tesouro Direto é um programa implementado em 7 de janeiro de 2002 pelo Tesouro Nacional, em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) com objetivo de tornar popular o acesso ao investimento em títulos públicos, possibilitando sua compra por pessoas físicas pela internet.
 
  É uma opção para as pessoas que não tem interesse ou até mesmo tempo para acompanhar o sobe-e-desce do mercado de ações, mas, ainda assim, procura mais rentabilidade com menos riscos.

  O que são Títulos Públicos?
  Os títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade primordial de captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como para financiar atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infra-estrutura.


  Como Comprar?
  As operações podem ser feitas pela internet. O sistema de acesso restrito (compra, venda, extratos) é altamente seguro. Você poderá acompanhar seus investimentos no momento que desejar e além disso, para aqueles que quiserem vender seus títulos, o Tesouro Nacional realizará operações semanais de compra.

  O primeiro passo para adquirir títulos é ser cadastrado em algum dos bancos ou corretoras habilitados no Tesouro Direto (Agentes de Custódia). Para se cadastrar, você deve entrar em contato com a instituição escolhida, fornecer as informações solicitadas e enviar a documentação exigida. Em seguida, você irá receber sua senha no endereço eletrônico informado em seu cadastro, sendo integralmente responsável pelo seu uso e manutenção do seu sigilo.

  Se preferir, poderá autorizar uma das instituições financeiras habilitadas a operar o Tesouro Direto (Agentes de Custódia) em seu nome, realizando as compras e as vendas de seus títulos públicos.


  Qual o valor minimo para começar a investir?
  Essa alternativa de aplicação dos recursos permite investimentos a partir de R$ 100,00, com rentabilidade e segurança. Uma vez comprados os seus títulos, você pode aguardar o vencimento do papel (data predeterminada para resgate do título), quando os recursos são depositados em sua conta. Ou, caso seja do seu interesse, você também poderá vendê-los antecipadamente ao Tesouro Nacional nas recompras semanais, às quartas-feiras, pelo preço vigente no mercado.

  Quais os títulos oferecidos pelo Tesouro Direto?
  Os títulos oferecidos pelo Tesouro Direto são LTN, NTN-F, NTN-B, NTN-C e LFT.  As duas primeiras (LTN e NTN-F) são prefixadas, ou seja, a taxa de rentabilidade é pré-determinada no momento da compra. Ela é dada pela diferença entre o preço de compra e pelo preço no momento do vencimento. O fluxo não é corrigido por nenhum indexador. Já a NTN-B, NTN-C e LFT são pós-fixadas. O valor do título é corrigido pelo seu indexador. Assim, a rentabilidade do título depende tanto do desempenho do seu indexador, quanto do deságio pago no momento da compra (taxa de juros real ou prêmio).

  A NTN-B é atrelada ao IPCA; a NTN-C segue o IGP-M; e a LFT é indexada à Selic.


  Seus Investimentos podem ser de curto, médio ou longo prazo. É uma ótima opção para quem quer investir com rentabilidade e liquidez quase imediata. Sempre que você precisar, poderá resgatar os títulos antes do vencimento pelo seu valor de mercado, uma vez que o Tesouro Nacional garante a recompra de seu título todas as quartas-feiras.

  Quanto ao Imposto de Renda, só é cobrado no momento da venda ou vencimento do título (quanto aos títulos que pagam cupom de juros, também é descontado Imposto de Renda no pagamento do cupom).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?