terça-feira, 29 de março de 2011

Análise Fundamentalista X Análise Técnica

  Independente do qual o seu grau de envolvimento com o mercado financeiro, muitos são os momentos de nossas vidas em que precisamos fazer escolhas. Para algumas delas é necessário parar e analisar com calma o futuro e o caminho para o qual aquela decisão vai te levar a longo prazo, como uma mudança de emprego. Em outros, é muito mais importante você olhar para trás e analisar as coisas que aconteceram ao longo dos anos e o comportamento histórico, como por exemplo na hora de escolher seu voto nas eleições.

  No mercado financeiro isso não é diferente e, exatamente por isso, existem pessoas que defendem uma ou outra abordagem na hora de investir seu dinheiro. Por isso é muito importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma das abordagens, antes de decidir qual das duas adotar.

  Análise Técnica: Também conhecida como Análise Gráfica, é uma ferramenta utilizada por investidores profissionais (conhecidos como traders)  para o estudo de ações individuais e do mercado de renda variável, com base na Oferta e Procura de ativos (ações). Baseia-se na idéia de que os preços dos ativos se movem de acordo com padrões repetitivos e identificáveis.

  A análise técnica registra em gráficos as atividades de preços e volumes, deduzem de sua história gráfica as prováveis tendências dos preços de ativos. Por meio de ferramentas estatísticas denominadas indicadores técnicos é possível identificar pontos de possíveis reversões nessas tendências estabelecidas, facultando os investidores a antecipar-se aos movimentos de mercado.

  A Análise Técnica foi fundamentada com a Teoria de Dow, que diz que os preços dos ativos refletem a reação do mercado em relação a todas as informações relevantes. Ou seja, o preço desconta tudo, tem tendência e os padrões se repetem.

  Suporte e resistência, são um dos conceitos fundamentais da análise técnica. Admitindo-se que o mercado tem memória e grava preços, resistências seriam preços considerados "caros" para determinada ação. Nos gráficos, eles são percebidos quando em um trajetória ascendente a ação encontra dificuldades em continuar seu caminho. Já os suportes, são preços considerados "baratos" para determinadas ações, estes são observadas nos gráficos quando em trajetória descendente, a ações encontram dificuldades em continuar a trajetória de queda.

  Análise Fundamentalista: Ela busca, basicamente, avaliar a saúde financeira das empresas, projetar seus resultados futuros e determinar o preço justo para as suas ações. Para isso, os analistas levam em consideração os chamados fundamentos da empresa, isto é, todos os fatores macro e microeconômicos que influenciam no seu desempenho. A partir de uma minuciosa análise de todos eles, é possível projetar os resultados da companhia no longo prazo, em geral num período de cinco a dez anos. "A análise fundamentalista é uma foto do momento da empresa, que permite aos analistas projetar o futuro", resume Samy Dana, professor de finanças da FGV-SP.

  Em contraposição à análise técnica, a análise fundamentalista não se baseia no estudo das cotações de bolsa. A análise fundamentalista interpreta dados fundamentais de uma empresa obtidos do balanço (análise contábil) e informações sobre a situação do mercado, o patrimônio da empresa etc. "Nós sabemos que as empresas não dependem só delas mesmas. Em um momento de crise, por exemplo, mesmo aquelas que tomam atitudes acertadas podem ter problemas", explica Samy Dana.

  Enfim, fica a pergunta: Qual a escola de análise é melhor? A resposta é: as duas. Quanto melhor for sua integração dos conceitos de ambas as análises, melhor será sua decisão de investimento, pois ela estará avaliando tanto o espectro de longo prazo e a capacidade da empresa de se desenvolver no seu mercado e também a tendência dos participantes para oferta e demanda daquele título que representa a ação no mercado de bolsa, podendo avaliar o melhor preço para comprá-lo e para vendê-lo.


Fonte: Wikipédia / Portal Exame / Capitalizar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?