Desde a década de 1960, as mulheres participam de forma crescente do mercado de trabalho. Com o passar dos anos, elas assumiram cargos de liderança e imprimiram seu modelo de gestão em empresas do mundo inteiro. Fora das grandes corporações elas também mostram seu valor.
De acordo com a pesquisa GEM 2010 (Global Entrepreneurship Monitor), no Brasil, as mulheres superaram os homens quando o assunto é empreendedorismo por oportunidade, aquele que é planejado e consistente. O estudo aponta que 53,4% das pessoas que estão à frente de negócios deste tipo são do sexo feminino.
A maior participação das mulheres nos negócios poderia alavancar o crescimento econômico, aumentando a taxa de crescimento do PIB no Brasil em 0,7% ao ano e elevando o PIB per capita em 9,1% até 2030. Diante da capacidade de gerar mais desenvolvimento nas comunidades em que estão inseridas, elas são fundamentais para o crescimento econômico de muitos países.
Estudos apontam que a mulher tende a aplicar uma fatia expressiva do que ganha na saúde e na educação dos filhos, contribuindo para a redução da mortalidade infantil, o crescimento saudável das crianças e a elevação dos anos de permanência dos jovens na escola. Dessa forma, o impacto social, econômico e cultural decorrente da elevação da renda da mulher é maior que o do homem que, por sua vez, tende a focar na própria vida profissional ou na compra de bens de consumo.
Porém, há ainda um grande entrave a ser enfrentado e superado nesse processo de valorização profissional das mulheres, já que por questões culturais e econômicas, elas ainda levam uma grande desvantagem em relação aos homens no mercado de trabalho. Elas apresentam, historicamente, níveis educacionais inferiores aos deles, menor acesso ao aprimoramento de conhecimentos e habilidades para lidar com questões financeiras.
As mulheres geralmente optam por negócios informais ou de porte muito pequeno (ligados à alimentação, artesanato, confecções e artigos femininos em geral), limitando, na maioria das vezes, que elas desenvolvam negócios mais competitivos, rentáveis ou com maior potencial de crescimento. Essa questão torna premente que as mulheres invistam, de forma crescente e consistente, na aquisição de conhecimentos em gestão de negócios.
Todo negócio bem-sucedido começa com a capacitação das pessoas, esse é o caminho mais importante para que seu empreendimento cresça de maneira mais sustentável e com maior perspectiva de SUCESSO.
Fonte: Brasil Econômico
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