terça-feira, 15 de março de 2011

Investir é pra você


  Uma vida financeira tranquila é um sonho da maioria dos brasileiros, mas poucos desenvolvem o hábito de poupar, investir e criar as bases para que esse sonho vire uma realidade. Muito pelo contrário, a grande maioria cultiva o sonho da estabilidade financeira, mas faz exatamente o contrário daquilo que é necessário para conquistar o sonho: consumo desenfreado, inconseqüente e total desprezo pelas básicas práticas de controle e planejamento financeiro.

  André Massaro, especialista em finanças da Moneyfit, fala sobre as 10 principais razões para começar a investir mais cedo. Para ele, as pessoas precisam de incentivo para realizar o sonho da tranquilidade financeira. Confira abaixo as dicas:

1.    Menor ”sacrifício financeiro” para atingir seus objetivos: Imagine que você defina como meta ter “um milhão de reais” ao se aposentar, e estipule sua idade de aposentadoria em 60 anos. Se você tem quarenta anos, terá 20 anos para cumprir sua meta. Terá que poupar agressivamente, mas terá que ser menos agressivo em seus investimentos, pois o prazo menor não lhe permite o luxo de oscilar junto com os altos e baixos do mercado.Se você começar com 20 anos, precisará economizar um valor menor por mês (e terá menos impacto em seu estilo de vida) e terá mais tempo para aproveitar a força da capitalização composta, que é nosso próximo item.

2.    Aproveitar o poder da capitalização composta: A força dos “juros sobre juros” jamais deve ser subestimada (quem é devedor sabe bem disso). Quanto mais tempo o dinheiro fica investido, mais rendimentos gerados por ele vão sendo incorporados ao capital, que por sua vez geram mais rendimentos, num efeito “bola de neve”, só que para cima… (assim é bom!);

3.    Possibilidade de simplesmente ter mais dinheiro: Quem tem uma meta definida, precisará fazer um menor sacrifício para atingi-la, mas quem começa cedo e opta por ser agressivo tem o benefício adicional de simplesmente poder ter mais dinheiro no futuro, podendo desfrutar de uma situação patrimonial invejável.

4.    Possibilidade de aposentadoria precoce: Se quem começa aos 40 anos tem a possibilidade de se aposentar aos 60 anos, é possível começar com 20 e se aposentar com 40? Muitos poderão argumentar “mas um profissional de 40 anos ganha muito mais que um de 20!” Mas o que importa aqui não é o quanto se ganha, mas sim o quanto sobra. Um jovem de 20 anos, que ganha salário e mora com os pais, muitas vezes consegue guardar mais dinheiro que um executivo de 40 anos com excelente salário e muitas despesas. As vezes é uma mera questão de planejamento.

5.    Mais tempo para correções de rota: “Fazer previsões é muito difícil, especialmente sobre o futuro”, já dizia a lenda do baseball Yogi Berra. O mercado financeiro, a economia e nossas vidas profissionais têm o estranho hábito de simplesmente ignorar nossos planos e seguirem seus próprios rumos. A gestão financeira e patrimonial é, infelizmente, algo bastante reativo – nosso controle sobre as coisas é muito mais limitado do que gostaríamos. Por isso, quanto mais tempo tivermos, poderemos reagir e readequar nossas ações às novas realidades que vão surgindo.

6.    Diluir o “custo do aprendizado financeiro”: Gerir as próprias finanças é mais uma arte que uma ciência, e a curva de aprendizado é cheia de percalços e armadilhas. Muitas vezes, por desconhecimento ou inexperiência, tomamos decisões financeiras erradas, e elas custam. Mais uma vez, começar cedo coloca o tempo a nosso favor. Temos maior “folga” para aprender mais e nos recompor dos pequenos equívocos e deslizes que cometemos ao longo do caminho;

7.    Agressividade sob medida: Investir em renda variável é fundamental para quem quer “turbinar” a rentabilidade de seus investimentos. E tendo mais tempo fica muito mais fácil suportar os “solavancos” do mercado de ações. Quem tem mais tempo, pode ser mais agressivo (e consequentemente ganhar mais);

8.    Menos estresse e mais qualidade de vida: Quem começa mais cedo terá mais dinheiro, e quem tem mais dinheiro vive melhor. Esta afirmação pode parecer materialista e até um pouco cínica, mas, gostemos ou não, o mundo é assim. Muitos problemas da Humanidade são solucionáveis com dinheiro. Mais dinheiro significa mais liberdade, mais possibilidades e mais oportunidades.

9.    Regularidade também é importante: Simplesmente começar cedo não adianta, é preciso também ser regular. Guardar metade do seu primeiro salário na vida e depois só economizar dinheiro novamente aos 40 anos de idade não é uma estratégia muito inteligente. Crie uma regra de guardar e investir, religiosamente, um percentual de sua renda mensal.

10.  Dinheiro faz dinheiro: Quanto mais cedo você começar, mais dinheiro terá. Quanto mais dinheiro tiver, mais dinheiro poderá conseguir. Ter dinheiro significa a possibilidade de poder investir em sua carreira profissional ou em seu negócio, o que lhe trará ainda mais dinheiro e conforto. A matéria prima do dinheiro é o próprio dinheiro.

  Existem diversas outras razões além das citadas acima para começar a investir e para provar que investir pode ser sim para você. Buscar conhecimento sobre o assunto já é um grande passo para alcançar sua realização, auto-controle e persistência são também fatores que podem determinar seu futuro financeiro. Faça deles um hábito para a vida!

  DICA: No dia 28/03 as 19horas na Federasul (Largo Visconde de Cairú, 17 – Sala 304 - Palácio do Comércio – Porto Alegre), acontecerá a primeira palestra do projeto Investir é pra você que visa levar aprendizado sobre Finanças Pessoais para os mais variados segmentos. A temática da palestra é baseada no Cenário Econômico e ensina como fazer para que o dinheiro que está sobrando hoje, contribua para o crescimento patrimonial futuro.

Tópicos abordados:
- Sonhar é bom, realizar é ainda melhor: Como projetar seus gastos e adequar seu padrão de vida a sua remuneração e economizar.
- Ciclo de Vida Financeiro: Onde começa e termina nosso interesse na acumulação de patrimônio.
- Pessoa para alcançar a independência: Metas práticas que devem se tornar hábitos.
- Por quê Investir: Arrumadas as finanças, o que fazer com o dinheiro que está sobrando.
- Tipos de Investimentos e Perfil Investidor: O que é bom para uma pessoa, não é para outra. Como entender os diferentes tipos de investimentos e como eles se adéquam ao seus sonhos?
- Avaliando onde investir: Muitas possibilidades, mas quais destas estão adequadas ao que procuro?
- Oportunidades de Investimentos: Opções disponibilizadas pela Geral e exemplos práticos.
  



Um comentário:

  1. Belo texto, vale lembrar tbem a importancia dos juros compostos. Ou seja, o juros sobre juros.
    Ah, e eu já ia me esquecendo, a perseverança.
    Leia muito, estude, pratique e seja feliz, evite dividas, pratique uma vida com frugalidade e seja humilde.
    Abraços

    ResponderExcluir

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?