terça-feira, 5 de abril de 2011

No que investem os gaúchos??

  Além de ter perfil destemido na hora de aplicar seu dinheiro, o gaúcho põe em prática o ditado popular adotado pelo mundo das finanças de que não é recomendável colocar todos os ovos em uma só cesta, como forma de diluir os riscos. Na pesquisa da Expo Money, participantes do evento em Porto Alegre demonstraram ser os que mais diversificam as suas aplicações em produtos de renda fixa, variável e até imóveis.

  Entre as 12 cidades por onde o evento passou no ano passado, além de liderar a preferência por ações, o público gaúcho aparece em primeiro em aplicações por meio de clubes de investimento, fundo de ações e na opção fundos de renda fixa ou CDBs. Surge com o segundo maior percentual ainda em fundos hedge (mais especulativos e arriscados) e multimercados (com várias classes de ativos) e imóveis. Entre as sete possibilidades de escolha proposta pela organização, apenas na poupança os gaúchos estão longe das primeiras posições.

  A explicação para a diversidade de investimentos pode estar nas diferentes etnias que colonizaram o estado. A diversidade também teria originado uma matriz econômica plural, como agricultura, indústria, comércio e serviços fortes.

Vejamos o percentual da pesquisa realizada:

Poupança: Confirmando ter o investidor menos conservador, Porto Alegre teve ao lado de outras três cidades o menor percentual de pessoas que disseram ter dinheiro na mais tradicional das aplicações.

Fundo de ações: Ao lado do Rio, a Capital também lidera os investimentos em fundos de ações.



Ações: Os participantes do evento em porto Alegre são os que mais investem em ações na comparação com as 12 cidades pesquisadas.


As aplicações por gênero: Entre todas as cidades, porto Alegre foi a que teve a menor participação de mulheres.



  E o interesse dos gaúchos em investir na bolsa é crescente, o número de investidores em 2005 era de 9.635 hoje já está em torno do 45.000.

Fonte: BM&FBovespa / Zero Hora (Caderno “Dinheiro” em 06/03/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?