sexta-feira, 29 de abril de 2011

Quem acredita no mercado de ações acredita no Brasil

 
 O mercado de ações brasileiro, que esteve se popularizando nos últimos anos, possui uma importância fundamental para a economia do país e consequentemente para a sociedade. Muitos dos investidores novatos talvez não tenham idéia dessa importância e do que está por trás do surgimento da bolsa. Ao despenderem boa parte de seu tempo na manipulação diária de seu home-broker ou em estudos referentes às melhores e mais lucrativas práticas, acabam não tendo tempo de conhecer um pouco mais da história por trás do mercado de ações.

  Para ilustrar um pouco como se dá o funcionamento do mercado acionário, é preciso lembrar primeiramente que ele é dividido em duas etapas: o mercado primário e o mercado secundário. No primário é onde ocorre a primeira negociação de um valor mobiliário, no caso estudado seria uma ação. Aqui o recurso captado nessa negociação é destinado diretamente para a empresa emissora do papel acionário e será utilizado posteriormente para necessidades dessa companhia, seja de investimentos em maquinário, pessoal, matérias-primas ou quaisquer outros recursos necessários ao seu funcionamento.

  No mercado secundário, representado pela bolsa de valores, irá ocorrer a transferência dos títulos adquiridos entre os investidores. Ou seja, é na bolsa que se dá a capitalização de tais papéis, que podem tanto ser trocados por outros de diferentes empresas, como vendidos, visando a capitalização imediata. Portanto, é nesse momento que se verifica a importância fundamental da bolsa para a economia nacional. Se ela não exercesse esse papel, talvez não houvesse investidores suficientes interessados em aplicar seus recursos em novas empresas – o que poderia desaquecer a economia.

  Logo, o investidor que procura o mercado de capitais com interesses próprios, visando o lucro e o sucesso financeiro, também pode estar colaborando para um desenvolvimento econômico geral. E é importante que ele saiba que o papel da bolsa de valores não é apenas o de comprar e vender ações indiscriminadamente, mas sim de possibilitar negociações que são vitais para o estabelecimento e sucesso de muitas empresas.



Por João Henrique Cotrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?