terça-feira, 26 de abril de 2011

Saiba o que é nota de risco de um país


  Nota de risco ou “rating” é uma avaliação feita por agências de classificação sobre a capacidade de uma empresa ou um país de pagar suas dívidas e honrar seus compromissos financeiros - e o risco de que não cumpram esses compromissos. Ou seja, é uma nota sobre a qualidade do crédito de um país.

  A nota dada na forma de letras e sinais de “positivo” ou “negativo” - é levada em conta por investidores, que procuram países ou empresas que tenham as classificações mais altas, tomadas como indicadores de que não levarão calote.


  As principais agências de classificação de risco são Standard & Poor’s, Moody’s e Fitch. Os analistas dessas agências consideram indicadores macroeconômicos, a situação financeira do país ou da empresa e a situação da economia global.

  A nota então é atribuída aos títulos de dívida soberanos (no caso de um país), lançados no mercado como forma de captar recursos. Os investidores avaliam se o título é “bom” (ou seja, com baixo risco de calote) por meio da nota dada pelas agências de classificação.

  Ainda no caso da nota de crédito de um país, as melhores avaliações são conhecidas como “grau de investimento”, ou seja, indicador de que o dinheiro emprestado a um país por meio da compra de títulos soberanos será pago.

  Diante de sinais de que um país está muito endividado - caso de Portugal, Grécia, Espanha e outros - as agências colocam a nota em revisão e podem rebaixá-la, o que acaba por afastar os investidores dos papéis de dívida do país.

Ainda com dúvidas?
Clique aqui e confira as principais perguntas e respostas sobre o assunto.

Fonte: Portal R7 / Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?