segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vai viajar no feriadão?? Previna-se!!

 
  Com o aquecimento da economia, é preciso planejar as viagens com bastante antecedência. Por isso, vamos dar algumas dicas para quem pretende passear nessa semana:

Cuidado com ofertas muito vantajosas
  Em primeiro lugar, não se iluda com o chamariz das propagandas nem dos folhetos e malas diretas, que oferecem preços com enormes vantagens. Muitas vezes, o anúncio apresenta o preço de apenas parte do roteiro escolhido.

  Por isso, peça por escrito o preço do total da viagem, incluindo passagem aérea, transporte terrestre, hotéis, traslados, refeições e todos os demais itens oferecidos. Tudo discriminado.

Pesquise preços
  Obtido o custo total, pesquise preços comparando os oferecidos pelas agências. A pesquisa pode ser feita pelo telefone, via internet, pessoalmente nas agências ou mediante os anúncios dos jornais e revistas.

  Anote: muitos preços estão fixados em valores básicos, sem nenhum desconto. Pesquisando e pechinchando é possível obter bons descontos.

  Depois da pesquisa, você pode inclusive acabar comprando a passagem aérea numa agência, reservar hotéis em outra e o transporte terrestre numa terceira. Às vezes, pode sair mais barato comprar tudo separado.

Preços em moeda estrangeira
  Em viagens internacionais você obterá preços em moeda estrangeira, normalmente dólar americano ou euro. Faça a conversão para saber quanto realmente custará em reais. É verdade que, atualmente, como o real está valorizado estão sendo feitas ofertas em reais. De todo modo, não se esqueça de fazer o cálculo na nossa moeda de tudo o que você for gastar. Lembre-se que, uma vez estando no exterior tudo será cobrado e calculado na moeda estrangeira local, ainda que você esteja pagando com cartão de crédito.

Categoria do hotel e refeições
  Questione a respeito da categoria do hotel. Certifique-se que no preço da diária esteja incluído o café da manhã (No Brasil, sempre incluso, mas em alguns lugares não. Há hotéis que cobram até pelo café da manhã separado). Pergunte também se meia pensão (uma refeição por dia) ou pensão completa (duas refeições por dia).

Propaganda enganosa
  Cuidado também com fotos. Olhe para elas de forma bastante crítica, pois, evidentemente, as fotos irão realçar os aspectos positivos do lugar ou das acomodações. Além disso, há casos em que as fotos nem são do local. Quando você chega lá vê outra coisa!

  Tente checar as condições por outros métodos, pesquisando na internet, por exemplo, e conversando com amigos que já estiveram no lugar.

"Pacote" turístico
  Comprando um "pacote turístico", peça por escrito o roteiro detalhado, item por item, dos dias e horários e daquilo que você deve fazer a cada momento.

Eventos especiais
  Cuidado com atrações e eventos especiais que estão programados para o decurso da viagem. O preço, às vezes, não está incluído no pacote e, estando no local, você tem que pagar em separado para poder participar.

Se possível, não pague à vista
  Como lembrei acima, o Brasil vive um momento especial com o real valorizado em relação ao dólar e, desse modo, ao menos nas viagens internacionais talvez valha a pena pagar à vista. Mas, tirando essa situação atual e para os casos de preços fixados em reais, a verdade é que é sempre bom não pagar tudo à vista, pois, em caso de problemas, é possível iniciar uma discussão judicial suspendendo ou depositando em juízo os pagamentos que ainda irão vencer. Isso ajuda a pressionar o vendedor, facilitando a realização de um bom acordo.

  É também verdade que, às vezes, o parcelamento implica custos financeiros muito elevados, que o inviabiliza, mas há muitas ofertas de parcelamentos sem qualquer acréscimo.

Guarde os documentos
  De qualquer maneira, peça sempre recibo discriminado dos pagamentos efetuados e guarde junto dos demais comprovantes da viagem.
O lema é agir com cautela. Em caso de problemas, é possível pleitear ressarcimento dos danos na volta da viagem. Por isso, leia com atenção tudo aquilo que lhe for oferecido para ser assinado. Na dúvida, questione e oriente-se antes da assinatura, e peça recibo de todos os pagamentos efetuados (passagens, hotéis, passeios, transporte, pacotes etc.).

Problemas no destino: produza e guarde as provas
  Alguns exemplos de problemas: o hotel não corresponde ao prometido; chegando ao hotel, você verifica que a reserva não estava feita; descobre que não tinha banheiro no quarto; você é obrigado a pagar pelo passeio que estava incluso no pacote; não foram feitos os traslados prometidos etc.

  Você deve agir de modo a produzir provas para garantir seu direito de ser ressarcido dos danos na volta. Então: a) Anote nome, telefone e endereço de pessoas com mais de 16 anos e que poderão servir de testemunhas; b) peça declaração por escrito das ocorrências nos hotéis, aeroportos etc.; c) tire fotos com um jornal do dia com a manchete estampada na foto (é para mostrar a data; guarde o jornal) e, de preferência, junto de uma terceira pessoa que possa testemunhar sobre o fato; d) do mesmo jeito, faça filmagens em vídeo etc.

Aproveite!!
  Esperamos que estas dicas ajudem a melhorar o seu feriado e independente da sua escolha, de viajar ou não, a idéia é a mesma: relaxe, aproveite o feriado por que na segunda volta tudo ao normal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?