sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mulheres investem melhor do que os homens!

Um recente estudo feito pela Barclays Capital em parceria com a Ledbury Research mostra que mulheres tendem a ganhar mais dinheiro do que os homens no mercado financeiro. O motivo? Corremos menos riscos, seguramos mais as ações de determinada empresa por mais tempo, e com isso, tomamos menos decisões erradas. A pesquisa chama atenção que o nosso sucesso é maior por usarmos estratégias menos arriscadas, o que nos leva a 1% a mais de ganhos dos do sexo masculino.
Apesar de oscilar entre o machismo e a bajulação, os resultados mostram que falta aos homens características preciosas que a maioria das investidoras têm. Mulheres apresentam grande controle de desejo de autocontrole ao lidar com finanças, justificando o comportamento estressado, em razão de uma vontade maior por disciplina financeira. Outro motivo do nosso sucesso é o “pé no freio” quando o tema é a autoconfiança. Acreditamos em nossas estratégias e permanecemos mais tempo com os investimentos. Por outro lado, não temos excesso de confiança demonstrado por muitos homens, fazendo trades com menos frequência.    
O estudo chega a sugerir que as mulheres são melhores em tudo. É estranho pensar que o gênero pode determinar quem é melhor, mas o fato é que nós geralmente temos qualidades que faltam à maioria dos nossos “oponentes”: disciplina, autoconfiança na medida certa, estratégias de longo prazo e aversão a riscos excessivos (que está diretamente relacionado ao instinto de preservação).  Vale lembrar que o sucesso do megainvestidor Warren Buffet decorre da sua forma “feminina” de investir.
E aí mulheres, vamos à bolsa?
Fonte: Exame

Um comentário:

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?