terça-feira, 19 de julho de 2011

Brasileira é destaque na economia americana


Frequentemente relacionamos a imagem do Mercado Financeiro com grandes executivos.  Infelizmente, não são comuns histórias de mulheres que ganham destaque neste mundo financeiro. Em um ambiente teoricamente masculinizado, destaca-se a brasiliense Marcelle Chauvet, chefe do Departamento de Estudo Latino-Americanos da Universidade da Califórnia. Marcelle é responsável por um dos modelos estatísticos que o Federal Reserve (FED), o banco central dos Estados Unidos, usa para prever ciclos de recessão econômica no país.

Baseada nas teorias do matemático russo Andrei Markov, Marcelle desenvolveu o Modelo de Fator Dinâmico com Regime de Markov, que tem a função de “ler” com grande precisão os sinais que apontam o momento em que uma economia, após anos de ascensão, embica rapidamente para baixo, como aconteceu nos Estados Unidos em 2008. O estudo da brasileira é considerado um dos mais eficazes entre os vários que tentam mostrar, em tempo real, a probabilidade de crises, e com isso, atenuar as consequências ruins.

Antes de ser adotado no Federal Reservation de Washington, o modelo de Marcelle foi aplicado no FED regional de Atlanta, onde foi muito eficiente na crise de 2011. Baseado nos indicadores de renda, emprego, produção industrial e na venda de produtos manufaturados, o estudo foi amplamente elogiado pelo Comitê de Economia do Congresso Americano e segundo Gabriel Pérez-Quirós, chefe da Divisão de Estudos Macroeconômicos do Banco Central da Espanha, o Regime iniciou uma “promissora linha de pesquisa, que consideramos a mais adequada para desenvolver um sistema de alerta contra crises”. Fora do meio acadêmico, a brasileira mantém um site onde divulga a probabilidade de recessão nos Estados Unidos e Brasil.

Na vida pessoal, a "hipereconomista", formada pela Universidade de Brasília e doutora pela Universidade da Pensilvânia não revela a idade, mas admite que utiliza cremes manipulados e evita cosméticos caros - tudo com uma boa justificativa: “Eles têm apenas uma quantidade ínfima do produto ativo, que é o que a interessa. Eu compro o produto ativo puro, separado.” Casada e com um filho de 5 anos, a brasileira diz que nunca fez plásticas, não investe muito em cosméticos, mas controla sua alimentação: “Transfiro para o setor de beleza a minha curiosidade intelectual”.

Marcelle é um exemplo de mulher que se destaca em um meio de trabalho “dominado” por homens e serve de inspiração para qualquer uma de nós, que, de alguma forma, deseja ingressar no mundo financeiro.

Fonte: Lola

2 comentários:

  1. Bom saber de exemplos de mulheres investidoras de sucesso!

    Aqui no Brasil nós mulheres ainda somos discriminadas nos investimentos. Olhem só o que responderam pra Daniela quando ela fez uma pergunta sobre investimentos neste blog. Achei ridículo os comentários.

    Bjs!!! Karin

    http://viverderenda.blogspot.com/2011/07/atualizacao-mensal-junho-2011.html?

    ResponderExcluir
  2. Karin,

    É realmente decepcionante ver este preconceito com nós mulheres, no mundo das finanças.
    A missão do Só Para Mulheres é justamente essa, quebrar barreiras e desmitificar que economia também é assunto feminino.

    Agradecemos seu comentário!

    Beijos

    ResponderExcluir

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?