sexta-feira, 29 de julho de 2011

Chega de ficar no vermelho!


Homens e mulheres costumam disputar a liderança em vários âmbitos, porém, a lista do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) indica uma primeira colocação nada invejável: as consumidoras estão à frente no item inadimplência, principalmente no comércio. Somos responsáveis por 62,3% das pendências, contra 37,7% dos homens, na faixa até R$ 500,00. Acima deste valor, os homens aparecem como sendo a maioria devedora. O que nos leva a assumir um maior número de dívidas? A cada ano, cresce o percentual de mulheres no mercado de trabalho, aumentando assim consequentemente a receita feminina. No entanto, temos carência de boas práticas de consumo consciente e de um planejamento financeiro. Temos mais dinheiro, mas não sabemos qual a melhor forma de gastá-lo.


Como em qualquer outra área, homens e mulheres lidam com o dinheiro no cotidiano de maneiras distintas. Para nós, normalmente, o mais difícil é ter controle para não comprarmos além do necessário. Já para eles, é mais fácil estabelecer uma linha de raciocínio quando o assunto é consumo. Prova disso, é o modo com que cada um dos sexos tende a gastar seu dinheiro. Mulheres têm o hábito de consumir uma grande quantidade de itens da mesma categoria; em contraponto a isto, geralmente a preferência masculina é por produtos com valores agregados. Resultado: homens comprando carros com preços elevados e mulheres acumulando uma coleção imensa de sapatos!

Na hora de sair do vermelho, o universo financeiro não distingue ternos de saias. Da lista de compras do supermercado à declaração do imposto de renda, o que importa é a relação entre a receita e nosso custo de vida. Assim, fica mais fácil evitarmos uma compra por impulso, ficando atentas sempre às contas fixas e aos gastos variáveis.

Pense em suas finanças, comparanado-se com uma empresa. Crie planilhas, faça o mapeamento de todas as contas em aberto e identifique com quais credores há abertura para negociações. Como já falamos aqui no blog, sempre é tempo de retomar o controle financeiro e colocar a vida novamente no azul. O segredo é ter consciência sobre os erros, a fim de não repetí-los constantemente, e estabelecer estratégias para superar fases difíceis.   

Fonte: Revista Amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?