terça-feira, 12 de julho de 2011

Nunca é tarde para economizar!

Já se passaram seis meses e você ainda não colocou em prática seu planejamento financeiro para 2011? Calma, ainda dá tempo. Na virada do ano é sempre mais fácil, pois estamos naquele entusiasmo das promessas: controlar despesas, começar a academia, viajar, deixar de fumar... Só que infelizmente, colocar estes planos em prática não é tão simples como pareceu lá atras. Nestes casos, principalmente tratando-se de finanças, vale a máxima: antes tarde do que nunca.
"O período de 12 meses para adotar o Plano da Virada, para mudar sua relação com o dinheiro e transformar completamente sua vida financeira, pode (e deve!) começar a qualquer momento do ano. Quanto antes, melhor!”, aconselha Marcos Silvestre, que lançou, no final de 2010, o livro 12 meses para enriquecer.
Quem começar a executar agora este plano, tem a chance de passar o Réveillon com mais motivos, em termos financeiros, para comemorar. Gastos excessivos cortados, compras controladas, pagamentos de dívidas planejados e investimentos mais dinâmicos, são apenas alguns exemplos de que vale a pena planejar agora para entrar 2012 no caminho certo da estabilidade financeira.
Vale destacar que o período inicial é o mais difícil, pois são os meses no qual muita coisa é questionada e alterada, inclusive nos aspectos financeiros. Passado este tempo de adaptação, os novos métodos de relacionamento com o dinheiro acabam tornando-se hábitos, padrões de comportamento quase automáticos e naturais. Não há mais aquele sentimento de esforço, apenas o alivio de ter as finanças pessoais sob controle.
O mais importante de tudo é que, independente da data de início desta virada, o novo direcionamento do dinheiro deve ter como base a real vontade de mudar: “Não consegue se planejar quem não tenta com seriedade, quem não está disposto a admitir (para valer!) que o planejamento financeiro é uma caixa de ferramentas para assegurar qualidade de vida em dias “complicados” como os que vivemos. Porque lidar bem com dinheiro não é algo simples ou intuitivo, não diante do universo de opções que temos hoje em nossa vida financeira”, diz o autor.
Planejar é preciso e segundo Silvestre, iniciar um planejamento de sucesso é como começar um regime alimentar: não há porque esperar a segunda-feira! Por que não começar hoje?
Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?