terça-feira, 5 de julho de 2011

Grécia pede socorro


Em 1999, ano em que o Euro foi criado, pela primeira vez na história vimos uma moeda nascer com um novo propósito. Não se tratava de uma expressão de identidade de uma nação, mas sim, um projeto de integração de um bloco com peso econômico e geopolítico suficiente para contrabalançar os Estados Unidos. 
Hoje, o Euro já circula em dezessete países, desde os mais fortes, como Alemanha e França, até os mais enfraquecidos, como Portugal e Estônia. A prova desse desequilíbrio dentro do bloco é a situação atual da Grécia. A crise financeira mundial deixou explicíta as fragilidades nas contas públicas do país. Sem condições de financiar o seu próprio déficit orçamentário, os gregos foram socorridos pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) com um pacote de 110 bilhões de euros. Agora, outro empréstimo, no mesmo valor, foi aprovado. Para que isso aconteça, os gregos terão de aprofundar cortes nas despesas do governo, reduzindo benefícios sociais e demitindo funcionários públicos. Além disso, ainda é preciso lidar com os protestos diários da população e gerir o humor dos demais países da “eurolândia”, que já foram obrigados a custear salvamentos financeiros à Irlanda e Portugal.
Se o PIB da Grécia representa 2,5% da zona do euro, não seria mais simples deixar o país decretar o calote e buscar se reerguer "com as próprias pernas", como fizeram a Rússia e a Argentina? Infelizmente, não. Teme-se que a crise grega desencadeie um efeito dominó similar ao da quebra do banco americano Lehman Brothers.
Apesar de haver defensores da idéia de que os gregos deveriam abandonar o Euro, essa hipótese está fora de cogitação: seria contra os princípios da União Europeia e poderia significar o primeiro passo para o fim da comunidade. Para os analistas, a resposta definitiva para a crise, seria o caminho contrário. Ou seja, aprofundar a integração dos países do euro, para que esses partilhem de instituições e padrões de vida menos desiguais.
Fonte: Veja

Um comentário:

  1. Acho que este blog tem melhorado ah cada dia!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?