sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dilma é eleita umas das mulheres mais poderosas do mundo

Saiu esta semana a lista das mulheres mais influentes do mundo, segundo a revista norte-americana Forbes. Dilma Rousseff figura a terceira posição, atrás da primeira-ministra da Alemanha Angela Merkel, seguida por Hillary Clinton, Secretária de Estado dos EUA.

Os critérios de avaliação “refletem os caminhos diversos e dinâmicos em direção ao poder para as mulheres hoje, seja liderando uma nação ou definindo a pauta de questões críticas da nossa época", disse Moira Forbes, presidente e editora da ForbesWoman. A publicação ainda acrescenta que as eleitas não foram escolhidas apenas por sua influência, mas por alcançarem o poder por meio da conectividade, habilidade de construir uma comunidade ao redor de organizações que elas supervisionam, países que lideram, causas que encabeçam e marcas pessoais.

A escolha por Dilma na terceira posição foi feita por ela ter sido a primeira mulher a liderar a maior potência econômica da América Latina, enquanto Merkel foi citada como a única mulher chefe de uma economia global real da Europa e Hillary foi elogiada por ter lidado com as revoluções no Oriente Médio e revelações do WikiLeaks.

Das cem personalidade femininas listadas pela Forbes, vinte e duas delas são solteiras, oito são chefes de estado e vinte e nove são presidentes-executivas. Elas controlam, juntas, 30 trilhões de dólares e têm em média 54 anos. A mais nova delas é Lady Gaga (11º lugar), com 25 anos, enquanto a Rainha Elizabeth com seus 85 anos (49º) é a mais velha.

Completando as primeiras posições do ranking, aparece a presidente-executiva da PepsiCo U.S., Indra Nooyi, que comanda o império de alimentos e bebidas de 60 bilhões de dólares e a vice-presidente operacional do Facebook, Sheryl Sandberg, que recebeu crédito por ter preparado o IPO da rede social que pode atrair até 100 bilhões de dólares.

Destaque também para a 60ª posição da modelo Gisele Bündchen e pela “baixa” de Michelle Obama, que em 2009 ficou no topo da lista, mas este ano caiu para a 8ª posição.

Para conferir o ranking na integra, clique aqui

Fonte: Exame e Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?