terça-feira, 30 de agosto de 2011

Você ama o que faz? Dicas para se sentir satisfeita no seu trabalho


Jogue a primeira pedra quem nunca sentiu vontade de largar tudo e fugir para qualquer lugar, desde que ele seja muito distante do escritório! Este sentimento é normal, mas quando torna-se regra, é inútil pensar que tudo vai se ajeitar ou pensar em sustentar isso apenas por comodidade financeira.

Com certeza, a solução não é largar tudo para buscar um emprego dos sonhos, até porque, segundo o livro Eu Amo Meu Trabalho - Como Fazer Isso Ser Verdade, das autoras Beverly Kaye e Sharon Jordan-Evans o seu trabalho atual merece que você conceda a ele mais uma chance. Elas acreditam que a felicidade profissional começa com a escolha certa da área de atuação de cada um. Depois disso, entram fatores decisivos, como criatividade e autoconhecimento.

"O que consegue disparar seu coração no trabalho?" é a pergunta chave para a vida profissional. A resposta, nem sempre está relacionada especificamente ao conteúdo das atividades. O fator motivador pode ser um grande número de desafios. Outras pessoas precisam de manifestações claras de reconhecimento ou mesmo as que definham quando trabalham isoladamente. Raramente seu supervisor terá a sensibilidade de descobrir o que motiva cada um dos subordinados, então, deve vir de você a iniciativa de assumir o controle da situação e criar uma possível história de amor com o seu trabalho. Segundo o autor do livro Como Anda a Sua Carreira, José Carlos Figueiredo, há aspectos que são imutáveis, como os que envolvem chefes, colegas e subordinados, mas a nossa postura profissional e pessoal pode sempre sofrer ajustes que podem fazer milagres: “Ser positivo, por exemplo, é um bom começo”.

O próximo passo é envolver-se mais, nem que para isso você precise propor algo novo. Deseja liderar uma equipe? Prepare o terreno e o seu currículo. Faça cursos e mostre que é capaz e que será mais útil nessa posição.

É importante ponderar a possibilidade de que a desmotivação venha do cansaço e da tensão. "Alimentar-se mal, dormir poucas horas por noite e viver estressado é meio caminho para perder a satisfação com tudo, inclusive com o trabalho", garante a psicóloga Ana Maria Rossi.

Se mesmo adotando todas essas mudanças, você continuar insatisfeita com o seu trabalho, é hora de mudar de emprego. "Mas faça isso com calma, medindo sempre custos e benefícios", alerta José Carlos. Tenha a certeza que esta nova oportunidade vai realmente satisfazê-la, porque o verdadeiro sucesso de uma carreira é amar o que se faz.

Fonte: M de Mulher 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?