Ainda não somos maioria em altos cargos, mas, segundo pesquisa realizada pela Rizzo Franchise, nós mulheres somos melhores em liderar e apresentar excelentes resultados ao comandar franquias. A percentagem de sucesso feminina cresceu 32% quando comparado aos números masculinos.
Para Marcus Rizzo, fundador da empresa responsável por este estudo, as mulheres são mais responsáveis e dedicadas ao negócio, sendo ambos os fatores determinantes para o sucesso. Outra característica importante para esse resultado positivo, é o bom entrosamento e valorização que a líder feminina tem com seus colaboradores. Com chefes do sexo masculino a rotatividade de funcionários tende a ser maior, logo, prejudicando a formação de uma equipe coesa. “Os 32% de faturamento médio acima das franquias operadas por homens são muito significativos. Boa parte dos homens franqueados está ausente do negócio, ao contrário das mulheres”, diz Rizzo.
Atualmente, no Brasil, de um total de 160.272 franqueados, existem cerca de 61 mil mulheres liderando seus próprios negócios em franquias. Elas têm idade entre 36 e 45 anos e buscam, na maioria dos casos um trabalho que lhes garanta maior segurança e estabilidade para competir no mercado (38%) e um trabalho mais próximo da família (27%).
Marcus acredita que a participação feminina neste tipo de mercado tende a aumentar progressivamente e, em 10 anos, irá superar o percentual de homens. Já existem empresas que apostam exclusivamente na liderança feminina para garantir a excelência dos seus serviços, manter a boa imagem e o bom desenvolvimento da marca. Este é o caso da rede de clínicas estéticas Onodera. Lucy Onodera, dona da rede, afirma que somente mulheres conseguem abrir uma franquia, ou no máximo um casal. “O sexo feminino representam 99% do nosso público, e somente uma mulher conseguiria deixar suas clientes mais à vontade no momento de consulta.”
Fonte: Sophia Mind
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