terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ganhar na Crise

Ao longo do mês de janeiro, o mercado mostrou uma significativa melhora de cenário. Apesar da expectativa de alta da inflação, da volatilidade nas bolsas internacionais e dos demais fatos negativos, nem tudo pode ser considerado como  sinônimos de perda de dinheiro. Há sempre maneiras de otimizar a rentabilidade e amortizar perdas. Listamos aqui, 10 orientações (separadas em dois posts) para você levar boas lembranças desta crise econômica.
 
#1 Estratégia Defensiva
 
É difícil encontrar uma unanimidade entre investidores de renda variável. No entanto, optar por empresas com caráter defensivo e boas pagadoras de dividendos, além de estudar o assunto e manter-se bem informado sobre o mercado, são fatores que estão de comum acordo entre as pessoas com este perfil e preferência de investimento. Outra boa alternativa são investimentos que acompanham juros e inflação.
 
#2 Dividendos
 
O termo “dividendos” é utilizado para denominar a parcela de lucro da empresa que é distribuída entre os acionistas. Este pagamento varia de acordo com a companhia, mas o importante é a garantia que o investidor tem de que continuará ganhando, mesmo se as ações estiverem em baixa. Outra vantagem: esta distribuição de lucro é isenta de imposto de renda. Para quem não é grande conhecedor do mercado, há fundos de ações que investem em empresas pagadoras de dividendos.
 
#3 Mercado Interno
 
Para aqueles que querem investir na bolsa, outra opção são empresas focadas no mercado interno, que estão menos vulneráveis à crise externa, como exportadoras e da área de commodities. Neste momento, também são indicadas empresas de consumo e de serviço, que estão fortalecidas com o crescimento da classe média e com o baixo nível de desemprego, o que aquece o consumo local.
 
#4 Bolsa a longo prazo
 
Mesmo com as indicações de ações citadas acima, dificilmente um especialista indicará a bolsa para quem pretende retirar o dinheiro no curto prazo, devido à volatilidade do mercado. Investidores focados no longo prazo (mínimo de três anos) devem comprar pouco e sempre, para isolar o risco de perda. Assim, uma possível compra na alta é compensada por compras feitas na baixa. Esta mesma dica vale também para aqueles que pretendem vendes seus ativos. Vender aos poucos pode minimizar os efeitos da volatilidade.
 
#5 Seja fiel à sua estratégia
 
A todos que possuem estratégias de investimentos, vale um importante lembrete: não sabote seus planos durante a época de crise. Manter o foco, segurar a venda de papéis que estão em baixa e manter-se frio é a única maneira de evitar prejuízos que poderiam ser revertidos como o tempo. Não esqueça que o mercado e as notícias relacionadas a ele mudam a cada dia, o que dificulta identificar uma direção. Porém, quando encontrar seus próprios planos, mantenha-se fiel a eles.
 
Fonte: América Economia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?