sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Férias de Empreendedora

Ser dono do próprio negócio significa dedicação total. Trabalhando em tempo integral, muitos empreendedores acabam não usufruindo de uma necessidade básica: tirar férias! É de extrema importância dedicar um tempo para recarregar as energias, sair da rotina, conhecer novas oportunidades de negócios e, por que não, como já falamos aqui, fazer algum curso de especialização? 

Não importa quais sejam os seus planos, desde que haja um planejamento e organização em relação à sua saída. O consultor do Sebrae, Reinaldo Messias, dá algumas dicas para deixar sua empresa organizada antes das suas merecidas férias!

# Momento certo

Qual é o melhor período para entrar em férias? Cada gestor sabe qual é a temporada de maior atividade da sua empresa, então, o importante é saber aproveitar o momento de calmaria nos negócios para se ausentar. “O empreendedor deve se ausentar em momentos nos quais o negócio não precisará tanto de sua interferência”, diz Messias.

# Substituto

Antes de tudo, planeje sua ausência: tenha um sistema de gestão que mostre todas as informações de atividade do negócio e determine quem são os responsáveis por cada uma delas, distribuindo suas tarefas. Assim, você terá a certeza de que todos os compromissos da empresa serão cumpridos. Se há um sócio no negócio, também o prepare para responder as suas demandas.
Outro cuidado importante: não fique incomunicável. Deixe seu número de contato para algum funcionário de confiança e diga-lhe em que tipo de dúvida você poderá ser procurado.

# Tempo

Antes de decidir por quanto tempo você pode se ausentar, reflita: a empresa continuará funcionando (bem) sem a sua presença? Se você acredita que sim, o ideal é, por exemplo, dividir um mês de férias em quatro semanas aleatórias ao longo do ano. 

# Atividades

O que fazer durante as férias? A razão principal de sair de férias é relaxar e descontrair, mas esse período também pode (e deve) ser utilizado para buscar cursos de gestão, além de visitar feiras de negócios e clientes em potencial. 

# Despesas

Quem paga a conta do seu merecido descanso? “Quem sai de férias é a pessoa física do empreendedor e não a jurídica”, alerta Messias. Alguns empresários usam o dinheiro da empresa para arcar com as despesas das férias, quando, na verdade, ele deveria estar usando o seu pró-labore ou o dividendo de lucros. O planejamento das suas finanças pessoais também é necessário.

Pode dar um certo trabalho organizar estes cinco pontos citados acima, mas dessa forma você terá a certeza de que irá aproveitar tranquilamente as suas férias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?