sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Negociando com as escolas!

Na próxima segunda-feira (27/02), diversas escolas do Rio Grande do Sul retomam suas atividades. Decidir o colégio ideal para os filhos é uma tarefa árdua para os pais, pois, além do tipo de educação que deve ser levado em conta, os valores são pontos mais do que relevantes na hora da escolha. As mensalidades variam muito de acordo com a localização, fazendo com que as famílias gastem diferentes parcelas do seu orçamento. “Há famílias que gastam 3%; outras que chegam a comprometer 20% da renda. O percentual está sujeito a uma série de fatores particulares de cada grupo familiar”, afirma o educador financeiro, Reinaldo Domingos, do Instituto DSOP de Educação Financeira.

Depois de finalmente ter escolhido a instituição de ensino, é hora da segunda etapa: negociar bons descontos para o ano letivo. Lembre-se de que, quanto mais procurada a escola for, menor o poder de barganha que você terá. Então, listamos abaixo sete dicas para ajudar a economizar dinheiro, mas sem perder a qualidade de educação que seu filho merece.

#1 Cara a cara

Evite negociar por telefone. “Procure pessoalmente a Diretoria ou o Departamento Financeiro, pois numa conversa presencial, você tem mais espaço para argumentos e mais força para negociar”, afirma o educador financeiro Reinaldo Domingos.

#2 Bom histórico

Uma escola que atinge 5% de inadimplência começa a ter dificuldades para operar. Logo, para essas instituições vale mais a pena dar descontos do que lidar com um futuro atraso nas mensalidades. Tente não atrasar as mensalidades, pois o pagamento em dia é um bom argumento na hora da negociação.  “Os pais devem aproveitar essa condição e ressaltar o histórico de bom pagador ao negociar preços”, afirma Domingos.

#3 Início vantajoso

O melhor momento para conseguir desconto, especialmente quando se trata de uma nova escola, é no instante da matricula. “A escola quer conquistar os novos alunos, o que abre espaço para negociações”, afirma Domingos.

#4 Antecipação

Para aqueles que conseguiram fazer uma reserva no ano anterior, vale a pena negociar a possibilidade de fazer o pagamento de todo o período escolar à vista. Segundo Reinaldo, o poder de negociação aumenta e é possível conseguir descontos de até 20%. Se não existe a possibilidade de efetuar o pagamento do ano inteiro, tente antecipar a taxa de matrícula. Além de garantir a vaga, há mais chances dos pais conseguirem descontos.

#5 Não às Associações

A maioria das escolas possui Associações de Pais e Mestres, porém deixe-a de fora das negociações por melhores taxas, prazos e descontos. Além destas associações não terem o poder para pressionar as escolas, os descontos massivos comprometem as operações do colégio. Então, quanto mais individual for tratado seu caso, mais chances de obter melhores descontos.

#6 Exceções

Por mais que a instituição não tenha uma política que permita a negociação de taxas e mensalidades, em casos pontuais pode haver, por exemplo, uma diminuição do valor por um certo período. Casos como a perda de emprego do responsável financeiro podem fazer com que a escola reduza o valor da mensalidade até o final do ano letivo. “Nesse caso, é necessário expor exatamente qual é a dificuldade financeira pela qual a família está passando, e ressaltar o pagamento pontual feito anteriormente”, afirma Mattos Lourenço. “Domingos ainda complementa: “O ideal é escrever uma carta formal explicando a situação”.

#7 Mensalidade dobrada

Se você tem dois filhos ou mais, que estudam na mesma escola, use isso a seu favor. “Ressaltar que paga mais de uma mensalidade numa única escola aumenta as chances de obter descontos”, diz Domingos.
Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?