terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Conselho de Mulher


Infelizmente, ainda somos poucas no comando de grandes empresas. Na América Latina, por exemplo, o índice de mulheres na direção executiva de companhias de renome, não passa de 5%. O que poderia explicar este baixo percentual? Para grande parte do segmento feminino, a família não é encarada como um obstáculo, pois conseguem equilibrar a vida pessoal e profissional com êxito. 

Independente da empresa, da nacionalidade ou da personalidade, uma boa parte destas líderes receberam, em algum momento de sua vida profissional, um conselho de alguém próximo, que fizeram a diferença e lhe deram o impulso necessário para o seu sucesso. Sete executivas contam um pouco de suas histórias e quais foram essas palavras de inspiração.

Tanya Avellan, Coca-Cola Femsa

Tanya é mexicana, trabalha na empresa desde 2002 e sempre soube que queria chegar longe. Enquanto disputava o cargo (somente com homens), ela recebeu do diretor da empresa, Carlos Salazar, o conselho responsável pela mudança de sua vida. “As pessoas bem-sucedidas são inteligentes, mas nem todas as pessoas inteligentes são bem-sucedidas, depende das decisões que tomam e de como as implementam”. Com esta frase, Tanya animou-se em aceitar o cargo extremamente desafiador.



Isabel Noboa de Loor, Grupo Nobis

A equatoriana sempre esteve ligada ao setor social. Ela dirigia diversas fundações até assumir, depois de divorciada, o conglomerado de empresas do ex-marido. Muitas pessoas não acreditaram na capacidade de Isabel para comandar a companhia. Esta mulher de fibra não apenas reestruturou o negócio após uma grande dívida, como fundou o Grupo Nobis. Segundo Isabel, um dos melhores conselhos que recebeu foi do seu sócio, que explicou para ela por onde começar: “Disse para eu procurar a McKinsey e pedir um relatório financeiro de todas as empresas.” 

Isabel defende totalmente o direito das mulheres e finaliza a entrevista concedida para a revista América Econômica com uma interessante informação: “Na Noruega, uma lei obriga que haja no mínimo 40% de mulheres na diretoria. Estudam afirmam que, no país, o setor de inovação cresceu a partir do momento em que elas assumiram cargos diretivos. Estou falando com as universidades do Equador para que 50% das bolsas sejam concedidas a mulheres.” 

Guadalupe Durán, Microsoft Equador

No setor de tecnologia, as mulheres vêm aos poucos começando a ter sucesso. Esta equatoriana, CEO da Microsoft Equador, conquistou êxito profissional graças ao apoio de Eugenio Beaufrand, vice-presidente da Microsoft da América Latina, e Juan Alberto Gonzales, diretor geral da Microsoft Andino. “Eles me incentivaram a continuar na empresa depois que engravidei de gêmeos e me aconselharam a assumir como CEO da Microsoft no Equador.” 

Além de ser a executiva chefe no país, Guadalupe também “veste” a camiseta do evento anual da Microsoft, que incentiva jovens a iniciar carreiras de tecnologia, o Digital Girls

Jennifer Uribe, DuPont

Apesar de não ser tão comum encontrar uma mulher na área química, esta mexicana chegou ao cargo de gerente da DuPont Liquid Packing Systems para MéxicoAmérica Central e Caribe. Durante sua carreira, Jennifer encontrou alguns obstáculos relacionado ao seu gênero, principalmente quando a vida pessoal e profissional se misturaram. Ao receber uma grande oportunidade, ela pensou em recusar, com medo de não conseguir ficar perto de sua família. Então, seu supervisor lhe explicou que seria possível administrar ambos os aspectos. “Embora a minha família fosse prioridade, contava com o apoio da empresa para equilibrar ambas as responsabilidades.” 

Carolina Valdivieso, Kimberly-Clarck

Desde que começou a estudar, Carolina sempre soube que queria ser uma líder. Ela atuou em diversas áreas da empresa, até se tornar gerente geral. Para isso, passou do marketing para o setor de vendas, universo predominantemente masculino. Ao se tornar líder da equipe, pela primeira vez, a executiva recebeu um conselho de um superior, que foi fundamental para que ela obtivesse sucesso: “Deixei de me focar nos números para centrar minha atenção na capacitação do meu pessoal, já que é a equipe que faz a
diferença.”

Janet Awadm, Sodexo Chile

A gerente geral da Sodexo Chile recebeu em 2011 o prêmio de Executiva do Ano, oferecido pela Revista Capital e pela Organização das Mujeres Empresarias. Mas o conselho que ajudou a impulsionar a sua carreira veio antes, na entrevista final com o diretor geral da L´Oreal. Ela perguntou a ele qual era o segredo para triunfar: “Você deve ter as costas duras”. “Desde aquele momento, nunca espero que as coisas sejam fáceis, por isso não me surpreendo facilmente.” 



Sylvia Coutinho, HSBC Global Asset Management Americas

A carreira levou a executiva a conhecer diversos países e culturas, atuando em vários cargos sênior no Brasil e Estados Unidos, além de ter circulado em mais de dez países em projetos de gestão global. Em cada lugar, Sylvia obteve o benefício de conviver com diversas pessoas, que lhe ensinaram a se relacionar com os demais. Porém, o conselho mais importante que recebeu foi o de estar sempre em alerta, para não perder nenhuma oportunidade ou desafio. “Muitas pessoas tendem a atribuir a falta de avanço pessoal a fatores externos, como à empresa ou ao seu supervisor direto, em vez de assumir o controle de seu comportamento”. 

Fonte: Revista América Econômica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?