sexta-feira, 27 de abril de 2012

Foco e sucesso

Como você encara as dificuldades que surgem diariamente em sua vida? Quem vê, nas barreiras, uma forma de evolução e crescimento, tende a ser mais criativa e empreendedora.

Você sabia que nós mulheres estamos à frente de 53% dos novos empreendimentos do Brasil? Apenas mais dois países no mundo (Tonga e Guatemala) alcançaram esse fato, segundo pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor. A pesquisa, que chegou no Brasil em 2000 através do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, conta com a participação do Sebrae desde 2001. Seu foco são as políticas de incentivo ao empreendedorismo, tendo por finalidade avaliar, divulgar e influenciar este campo.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é um bom exemplo desse empreendedorismo: mulheres que, acima de tudo, buscam a realização de um sonho. Pode ser o desejo de gerar um filho, sem ter que – obrigatoriamente – distanciar-se da vida profissional, ou então abrir uma pousada na praia, um restaurante talvez.  Então, mexa-se, pois, para alcançar o sucesso é preciso arregaçar as mangas e trabalhar. Já dizia Albert Einstein: “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”

Não deixe espaço para lamentações nem tenha medo de errar; você deve sempre ter em mente que é capaz de fazer as coisas, não importa o quão difícil possa parecer. Vencedora da premioção do Sebrae em 2010, Camila Duarte Medeiros, da Associação das Mulheres Mães Artesãs (AMARTE), do Amapá, não tinha moleza: pegava quatro conduções até chegar à sede do projeto antes mesmo de ver grandes resultados. Na Associação, as mulheres trabalham com sementes típicas da região para montar colares, pulseiras e brincos. “É cansativo mas vale a pena. Ter o reconhecimento do trabalho vale mais do que R$ 10 milhões no bolso.”

Não se trata, somente, de ter iniciativa para novos projetos; é fundamental ter disciplina e auto-confiança. Mantenha o foco e siga com seu projeto até o fim, ajustando-o ao longo do caminho, se for necessário, mas nunca desistindo. Aproveite o feriado do Dia Do Trabalho (1º de maio) para rever seus planos e metas, traçar novos objetivos e pensar em meios de alcançá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?