terça-feira, 17 de abril de 2012

Freelancer: prós e contras


Hoje em dia, um dos bens mais valiosos que temos ao nosso dispor – se não o mais valioso de todos – é o tempo. O mundo exige que você faça as mesmas coisas que fazia antes, só que mais rápido, para conseguir fazer ainda mais coisas do que antes. Uma loucura total! Ter liberdade para decidir como você usará seu tempo é algo quase em extinção atualmente: trabalho, estudos, casa, família... Não sobra tempo para mais nada. Por isso, diversas mulheres no mercado de trabalho estão partindo para a vida de freelancer. No entanto, junto com esta liberdade, vem também a necessidade de um equilíbrio emocional, já que nem sempre há trabalho a ser feito.

Viver de “freelas” oferece alguns riscos: há momentos em que há muito trabalho e você pode quase não dar conta de fazê-lo. Mas, também há ocasiões em que a demanda fica escassa e você deverá ter muito jogo de cintura para conseguir pagar suas contas. Ser freelancer e trabalhar por projetos é ter horários flexíveis, garantindo maior mobilidade na vida pessoal, mas, também, aprender a lidar com a angústia de não ter um projeto a ser executado.

É comum, quando ainda não se entende muito bem a mecânica dos “freelas”, acreditar que você só fará o que quer, na hora que quiser, e se quiser... Trabalhar desvinculada a uma empresa (nos moldes tradicionais), traz uma responsabilidade sem tamanho. Muitas vezes, você terá que virar as madrugadas adentro trabalhando, assim como nos finais de semana. E será que tudo isso vale mesmo a pena? Pode ser que sim.

Esse modo de encarar a vida profissional permite que você concilie sua vida profissional com a pessoal. Contar com a família é extremamente importante para o negócio dar certo. Impor limites, ter um “espaço profissional” dentro de casa, como um escritório, por exemplo, talvez até vestir-se como faria para sair de casa e ir para a empresa, são medidas que podem ajudar no processo de entendimento e aceitação das pessoas à sua volta, de que você está realmente trabalhando. Procure investigar em qual horário do dia você rende mais; ai então, separe este horário para fazer os trabalhos.


Ser freelancer pode tonar a sua vida muito mais leve. Mas não esqueça: essa liberdade exige alto nível de disciplina e responsabilidade, portanto não arrisque se não estiver totalmente segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?