terça-feira, 10 de abril de 2012

Mães que trabalham fora

De acordo com um estudo feito pela American Psychological Association, divulgado pela Science News, mães que trabalham fora de casa tendem a ser mais felizes do que mães que permanecem em casa durante a infância do filho. O estudo começou com a entrevista de 1.364 novas mamães, contando também com entrevistas periódicas e acompanhamento durante 10 anos.

Mães cujos empregos ocupam apenas uma parte de seus dias, tem, em geral, uma saúde bem melhor, apresentando menos sintomas de depressão do que as mães que permaneceram em casa todo o tempo. O mesmo não se aplica quando comparadas às mães que trabalham fora, em tempo integral e em tempo parcial; a diferença entre esses dois grupos praticamente não existe em se tratando de saúde. Essa comparação também não apresenta diferença significativa quando o assunto é a percepção da capacidade feminina de ser bem sucedida profissionalmente e cuidar da família simultaneamente.

Já no que diz respeito à atenção e envolvimento na vida escolar de seu filho, as mães de jornada parcial são tão presentes quanto às mães que ficam em casa e ambas muito mais do que as mães que trabalham fora todo o tempo.

Em tempos de corte de gastos, com uma economia que não permite excessos, cada vez mais os empregadores procuram contratar empregados em tempo parcial, pois geralmente estes não recebem os mesmos benefícios, tornando-se mais baratos para a empresa. Sem falar na forte corrente de pesquisa que aponta que, funcionários que não passam o dia inteiro na empresa, se tornam mais produtivos quando estão dentro dela.

Este estudo foi feito nos Estados Unidos, com mulheres de diferentes regiões e etnias, mas vale a pena parar para pensar sobre o assunto, afinal, tudo que surge a fim de melhorar a qualidade de vida, nos interessa aqui no Brasil também. Pense nisso: um emprego em que você não precise estar sempre fisicamente presente na empresa, pode ser a melhor opção nesse estágio da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?