terça-feira, 5 de junho de 2012

A famosa intuição feminina


Para alguns pode ser apenas um pressentimento, feeling ou sexto sentido; para outros, pura intuição. Do latim intueri, o termo intuição significa “olhar para dentro”. É o que podemos chamar de um sentido a mais, que geralmente se manifesta com maior intensidade nas mulheres. Embora não tenha algum fundamento totalmente racional, é como se escutássemos um voz interior, uma espécie de alerta.  O neurologista Martin Portner explica a origem dessa voz. "Temos cinco sentidos tradicionais (visão, audição, paladar, olfato e tato), a intuição seria uma sexta maneira de sentir algo. Na verdade, é a integração de todos os cinco - os estados internos do organismo e a mente racional - todos voltados para nos dar uma informação preciosa".

O que determina que a intuição seja característica tipicamente feminina tem nome e explicação: "A ligação entre os dois hemisférios do cérebro é feita por uma ponte chamada de corpo caloso. Cientistas de vários países já verificaram que nas mulheres, o tráfego de impulsos nervosos por esse canal é maior", explica Martin. A intuição faz com que os dois lados do cérebro o racional (esquerdo) e o emocional(direito) cruzem as informações. Normalmente, nós mulheres somo mais afetivas e, por isso, possuímos uma intuição mais aguçada do que os homens, que normalmente são mais racionais.

Esta intuição vem ganhando evidência também no mundo corporativo. O uso da intuição é considerado um aliado na descoberta e resolução de problemas, na tomada de decisões rápidas e como fonte de ideias criativas. Ela está presente em todas as pessoas, mas o fato é que as mulheres realmente são mais intuitivas. Somos  capazes de perceber detalhes e analisar rapidamente, correlacionando e interpretando gestos, sinais corporais e imagens, tudo ao mesmo tempo. E não há homem que tenha coragem de negar isso! Como diz o Dr. Martin Portner, "as mulheres entre um sinal e outro, unem circuitos cerebrais que detectam possibilidades que elas nem imaginam".

No entanto, a intuição também traz consigo algumas desvantagens, principalmente se pensarmos em fatores emocionais, como o medo e o desejo. Afinal, nós mulheres tendemos também ao auto-engano, às vezes inconscientemente, outras porque o caminho vai contra nossos desejos imediatos. Por isso, que o "xis da questão" é saber interpretar essa voz interior, que varia de intensidade de mulher para mulher, pois as percepções somente aparecem quando deixamos o lado racional um pouquinho de lado. "Somente o cérebro pode integrar razão e emoção em um mesmo plano e em doses apropriadas para a intuição. A razão sozinha fecha as portas para o que ainda não aconteceu; a emoção é como rádio sem bateria, nada se escuta. Por isso, a intuição precisa de ambos", atesta o Martin Portner.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?