sexta-feira, 8 de junho de 2012

Bem estar em primeiro lugar

O que você levaria em conta na hora de decidir mudar de emprego? Um cargo de importância, salário elevado, ambiente confortável, plano de saúde, bonificações, auxílio financeiro para cursos ou a proximidade com a sua casa. Independente da resposta, certamente você irá se preocupar com o que lhe traga bem estar. Certo?

Cada vez mais, queremos ter liberdade para escolher qual caminho seguir, tendo autonomia e segurança para enfrentar barreiras e vencer os desafios. A relação com o Trabalho e Autonomia e Liberdade são duas das 12 dimensões que fazem parte da pesquisa Índice de Bem –estar (IBE), realizada em Porto Alegre desde 2009. Nesta última edição, foram entrevistadas 541 pessoas. As questões envolviam perguntas sobre a satisfação com o ambiente de trabalho, a relação com os colegas, o reconhecimento dos superiores e o futuro dentro das empresas. Ao final da avaliação, a nota geral dada para a relação com o trabalho foi 68,2.

A pesquisa mostrou que, entre os aspectos mais importantes no ambiente do trabalho, estão a motivação e a satisfação com as oportunidades que o trabalho oferece. Outro dado relevante é que o ato de trabalhar pode ser considerado um ótimo aliado para a saúde mental. Muitas empresas já se deram conta da importância do bem estar dentro do ambiente de trabalho, que é praticamente a "segunda casa" dos colaboradores. Estas instituições adotam práticas simples, capazes de propiciar um ambiente agradável no escritório e aumentam o desempenho do colaborador.

Confira algumas dicas para melhorar seu dia-a-dia de trabalho:

Movimente-se: realize tarefas em pé, evitando ficar o tempo todo sentada.

Atenção à postura: sente-se de maneira correta, isso irá evitar futuros problemas de saúde.

Tome um bom café da manhã: é muito importante ingerir alimentos saudáveis pela manhã. Você terá mais energia para um produtivo dia de trabalho.

Cuidado com a alimentação: comer demais pode fazer com que seu sangue se concentre todo na digestão, fazendo com que você se sinta sonolenta ou até mesmo preguiçosa. Então, coma apenas o necessário e garanta a boa forma.

Beba água: o ideal é ingerir no mínimo 2 litros de água por dia.

Não acumule trabalho: organize-se e faça suas tarefas no tempo certo. Não permita que o trabalho se acumule, pois ficará difícil e cansativo de realizá-lo depois.

Bom relacionamento: procure se relacionar bem com os colegas de trabalho. O clima amistoso propicia melhor rendimento e um clima agradável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?