terça-feira, 26 de junho de 2012

Feedback: o retorno do bem

Pense em uma maneira infalível de estimular uma pessoa profissionalmente: se você lembrou do termo feedback, está certo!
Diversas empresas já se deram conta da importância do feedback nas relações com suas equipes, como um meio de aperfeiçoar a capacidade de comunicação no mundo dos negócios e para alcançar a excelência na performance dos profissionais. No entanto, muitos gestores ainda não sabem "gerar o feedback correto", afinal, isso não é tão simples como talvez pareça.

Com rotinas cada vez mais dinâmicas e ágeis, o feedback deixou de ser um simples retorno sobre a conduta do profissional e está longe de ser uma critica ou algum tipo de repressão. Trata-se de uma forma inteligente de transmitir como o colaborador está se desempenhando. Porém, quando realizado sem o devido valor e respeito, o feedback pode acabar gerando situações constrangedoras, que em nada acrescentam na relação profissional. Por isso, mesmo tendo consciência da importância, muitas empresas ainda resistem em dar feedback para seus colaboradores, pois têm receio de que seus gestores não possuam a experiência necessária e que não saibam o jeito adequado de conversar.
  
O feedback positivo, feito com consciência e atenção, traz inúmeras vantagens, podendo elevar o nível de desempenho das empresas e a melhorar o ambiente de trabalho. Ele promove a reflexão e instiga a pessoa, para que analise seu comportamento e suas atitudes profissionais. Incentiva o aprendizado individual, fazendo com que ocorra a percepção dos pontos fortes e das oportunidades de progresso nos setores. Quando feito no momento certo, o feedback é um excelente aliado para diminuir a fofoca e a “rádio peão” nas empresas, além de não ter um custo significativo. Este retorno constante promove uma maior interação nas equipes, favorece um ambiente de trabalho mais confortável e melhora a comunicação e os planejamentos diários.

Os efeitos benéficos que o feedback proporciona são facilmente percebidos na rotina profissional, e sua eficácia é comprovada através de inúmeras pesquisas realizadas ao redor do mundo. A chave do sucesso do feedback está diretamente ligada à forma como ele é dado. O êxito ou fracasso da técnica depende de saber transmitir a mensagem, de forma que o receptor se sinta encorajado a melhorar seus pontos fracos e aperfeiçoar os pontos fortes.

Fonte: Baguete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?