sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Time do Silêncio

No mundo corporativo, é fato que as pessoas mais extrovertidas e desinibidas acabam ganhando mais espaço e notoriedade. E esta facilidade de comunicação faz com que este perfil de colaborador se destaque em meio aos colegas mais introvertidos. O próprio ambiente de trabalho, muitas vezes, impulsiona os mais "extrovertidos", fazendo com que os demais sintam-se como um peixe fora d’água.

Mas, será que apenas os mais falantes são o que realmente fazem mais? Não é o que pensa a escritora Susan Cain, autora do livro "O Poder dos Quietos", que chegou ao Brasil em maio deste ano. Apesar de ser uma tímida assumida, Susan construiu uma carreira bem sucedida e, justamente por essa característica particular, ela sente a necessidade de ajudar os mais "quietinhos" a potencializar sua produtividade.



Foram seis anos realizando pesquisas, antes de começar a escrever o livro. Isso deu propriedade para que Susan pudesse afirmar que os introspectivos tem sim seu poder. Por serem mais focados, eles podem produzir mais e atingir objetivos que os mais falantes não conseguiriam, devido à falta de concentração e disciplina.



“A criatividade depende da reflexão e da quietude para se desenvolver. Da mesma forma, o barulho dissipa a persistência, o que faz as pessoas desistirem mais facilmente de pensar em soluções melhores para resolver

algumas questões de forma mais inusitada e, acima de tudo, assertiva”, diz a autora.



Suzan, quer mostrar que ser tímido pode ter suas vantagens e que, para ser bem sucedido, não é preciso estar em movimento o tempo todo. Ela quer impulsionar os tímidos que, como ela, por vezes sentem-se desfavorecidos em certas situações, por não serem tão sociáveis. 

Confira abaixo um trecho do livro, que mostra exatamente esse pensamento da autora: 



“O amor é essencial; a sociabilidade é opcional. Valorize aqueles mais próximos e queridos para você. Trabalhe com colegas de quem goste e a quem respeite, e não se preocupe em socializar com todos os outros.

Relacionamentos deixam todos mais felizes, inclusive introvertidos, mas pense mais na qualidade do que na quantidade. O segredo da vida é colocar a si mesmo sob a luz certa. Para alguns são os holofotes da Broadway; para outros, uma escrivaninha iluminada".  


Concordando ou não com esse ponto de vista, o importante é ser autêntico e transparente. Nem todos se comunicam da mesma forma e com a mesma intensidade, portanto, mesmo a timidez  pode dizer muitas coisas. Pode parecer batido dizer isso, mas independente de ser quieto ou o mais falante do grupo, seja o mais natural possível! Mantenha sua personalidade e seus princípios, mas tente se adaptar aos demais. E, se conseguir agregar em seu comportamento, características que lhe tragam visibilidade e sucesso, será ainda melhor! Sua carreira e rotina agradecem!



Fonte: Exame





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?