sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A arte de negociar

Seja sincera: como você se sai em uma negociação? Há quem tire onda, dizendo que já nasceu sabendo negociar, que tem o dom desde cedo. Essa facilidade de argumentação pode até ser genética, mas nada impede que você aprenda algumas lições básicas e técnicas para tornar-se um bom negociador.  


Confira algumas dicas preciosas, que valem também para o seu dia a dia!

Saiba ouvir mais do que falar
Ouça sempre! Deixe que a outra parte da negociação fale antes e por mais tempo. Ao fazer isso, você ganha vantagem, pois terá a oportunidade de coletar informações preciosas. Evite ir para a conversa com um pensamento totalmente formado; ajuste-o ao longo da negociação e encontre a forma certa de encantar seu alvo. 


Não tenha medo!
"95% das pessoas com quem você negociará na vida, estarão tão nervosas e tão apavoradas quanto você", disse Bob Woolf, famoso advogado,, autor de “It Doesn’t Hurt to Ask” (Perguntar não dói). O segredo é ser gentil, educado e usar o bom senso para colher bons frutos em uma negociação.  


Não “ palestre”
“O mais importante é que você seja completamente verdadeiro sobre a sua situação”, é o que diz o empreendedor Norm Brodsky. Procure ser transparente, não queira parecer o que não é. Quem conta muitas histórias, na verdade pode estar querendo esconder algo, que normalmente não bom para ser compartilhado.


Esteja preparado
Quanto mais conhecimento você tiver sobre o assunto que será debatido, aumentará significativamente as suas chances de realizar uma boa negociação. Isso lhe ajudará também a estar prevenido para esclarecer eventuais objeções da outra parte. Tenha embasamento para poder confirmar com veemência o que estiver dizendo durante a conversa, caso lhe questionem.


Pense positivo: você sabe muito bem o que está fazendo
Nós negociamos todos os dias, tudo na vida é negociável! É simples assim, mas muitas vezes, nem nos damos conta. Quer um exemplo? Ao escolhermos X ao invés de Y, estamos negociamos com nós mesmos, abrimos mão de determinada coisa, para termos direito a outra. Diariamente você tem oportunidadesde exercitar a expertise da negociação, basta que você se disponha a tentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?