terça-feira, 14 de agosto de 2012

Um bronze que vale ouro

Neste domingo aconteceu a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres. Para nós brasileiros, o último dia de competições, certamente, foi um dos mais emocionantes. Um dos feitos mais marcantes foi a medalha de bronze conquistada no Pentatlo Moderno por Yane Marques, pernambucana de 28 anos. Foi a última conquista do Brasil, totalizando 17 medalhas na competição mundial, terminando em 22º lugar no Ranking. Pouco conhecido no Brasil, o pentatlo foi criado em 1912. Após competir, em média, por mais de 10 horas, em cinco modalidades distintas (hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida), sagra-se campeão aquele que obtiver o melhor desempenho geral nas provas.

Com muita garra, Yane literalmente superou seus limites físicos, ao cruzar a linha de chegada e, logo depois, desmaiou devido ao extremo cansaço. A medalha pode ter sido de bronze, mas o sorriso da brasileira no pódio, transparecendo uma felicidade imensa, esse sim valeu ouro! Hoje, Yane é o maior nome do Pentatlo no Brasil. Ela foi ouro nos jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, título que lhe garantiu a participação nas olimpíadas de Pequim em 2008, em que ficou em 18° lugar. No ano de 2011, ela quebrou outro recorde, alcançando o terceiro lugar no Ranking Mundial do Pentatlo Moderno, uma posição nunca antes conquistada por uma atleta sul-americana na modalidade.

"Toda dedicação desta temporada, treinando forte, valeu a pena. Estou realizada", disse Yane ao final da prova.
Depois da vitória, ela mandou sua mensagem, incentivando os esportistas brasileiros: "Tudo que eu falei antes de chegar aqui aconteceu. Cheguei no auge da minha forma física, joguei muito bem taticamente durante a prova e, como eu dizia, se tudo corresse bem, teríamos o que comemorar. Estou orgulhosa, é uma responsabilidade. Eu queria que essa fosse a última Olimpíada com apenas um brasileiro participando no pentatlo, tenho certeza de que a partir de 2016 essa historia vai mudar” disse ela ao Sportv.

O Brasil está tendo uma grande oportunidade de impulsionar o esporte nacional, tendo uma chance que apenas três países tiveram, de sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas seguidamente (2014 e 2016). Parabenizamos e a agradecemos a todos os atletas que “lutam” pelo esporte brasileiro e, em especial, aqueles que nos presentearam com as 17 medalhas nas Olimpíadas de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?