sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dia dos Pais... e das Mães também





No próximo domingo (12/08) vamos comemorar mais um Dia dos Pais. Nas últimas décadas, a formação familiar tradicional vem sofrendo mudanças significativas. O conceito de "família modelo", composta normalmente por pai, mãe e filhos teve de se adequar aos novos tempos. Cada vez mais, constatamos a crescente importância do papel das mães no comando das famílias. Esta inversão de papéis, em que a mulher exerce simultaneamente a função de pai e mãe, nos faz refletir que, nesta data, muitas mulheres também deveriam ser homenageadas.


Seja por escolha própria ou por falta de apoio do parceiro, muitas mulheres tornam-se mães solteiras e acabam virando “paizões” também. É justamente nessa hora que o suporte dos familiares é imprescindível para a criação e formação da criança. No entanto, mesmo que ela crie uma afinidade maior com algum tio ou avô, figuras masculinas que podem remeter à segurança, caberá à mãe exercer o papel de pai. Afinal, como diz a cultura popular, "pai é quem cria e não quem apenas coloca no mundo".

Segundo estudos realizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), houve mudanças relevantes no comportamento social das brasileiras. Tendo em vista o "boom" de mulheres no mercado de trabalho, o número de mães solteiras continua aumentando, principalmente pela independência financeira que elas vem conquistando. O que no passado era visto com maus olhos pela sociedade, hoje é encarado de forma mais natural, afinal de contas, alguém precisa trabalhar para garantir o sustento da família e a criação dos filhos. Essas mulheres se destacam pela garra e coragem com que enfrentam os obstáculos do dia-a-dia. São verdadeiras heroínas, que assumem o posto de alicerce familiar, criando sozinhas seus filhos. O desafio de ser mãe e pai ao mesmo tempo não é nada fácil, porém, com muita dedicação e amor, torna-se perfeitamente possível. Desejamos um feliz Dia dos Pais também para aquelas que, neste domingo, estarão comemorando o “seu dia" junto das pessoas mais importantes na vida de uma mãe: os filhos! 

Fonte: Esoterikha 

Um comentário:

  1. Realmente muitas mães estão fazendo o papel de mãe e pai e é claro que essas merecem sem dúvida um presentão no dia dos pais! Não podemos esquecer também os casos que vem surgindo onde os pais fazem o papel de pais e mães. Eles ainda são em pequeno número, mas estão crescendo a cada dia!

    Parabéns a todos pelo dia dos pais e parabéns pelo blog meninas, sem dúvida é um excelente blog! Estou recomendando sempre que possível!

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?