sexta-feira, 5 de outubro de 2012

As duas bolsas das mulheres

Você, mulher que já investe no mercado de ações, alguma vez parou para pensar na relação da Bolsa de Valores com a nossa bolsa, aquela sem a qual não saímos de casa? Pois bem, a segunda bolsa que citamos, é muito mais do que um simples acessório, ela é praticamente indispensável no nosso dia a dia, uma vez que carregamos tudo que mais gostamos (e precisamos) dentro dela. As mais exageradas chegam a afirmar que a "vida está toda dentro das bolsas". Quase uma companheira, que nos dá segurança e, às vezes, até medo - vai que alguém tome das nossas mãos! Se estamos sem ela, temos a péssima sensação de que algo está faltando, uma necessidade de estar sempre com nossa bolsa por perto.

Talvez você esteja se perguntando: o que uma bolsa pode ter em comum com o mercado de ações? Trata-se de uma analogia criativa, que nos faz perceber que entendemos muito de bolsa, inclusive a de valores. A dica é começar a investir desde cedo. Quando você era criança, provavelmente, já tinha uma bolsinha, em que carregava suas moedinhas e um batonzinho, e isso fazia com que já se sentisse praticamente uma adulta por isso!

Para investir na bolsa de valores você não precisa ser rica, afinal você estará investindo com o intuito de buscar um melhor patamar na vida. Já na hora de comprarmos uma bolsa, são diversos os modelos, preços e qualidade, e isso tudo vai depender do quanto você quer investir e pagar por ela.

Uma característica muito forte em nós mulheres, é que buscamos muita informação antes de investir, ao contrário dos homens, que costumam investir de forma intempestiva. Na hora das compras, agimos igual, procurando e pesquisando em diversas lojas, para escolher uma, entre tantas opções. 

No caso das mais arrojados, procuram empresas de crescimento, que podem não distribuir significativos dividendos hoje, mas que vão refletir bom rendimento na valorização dos papéis futuramente. Às vezes somos mais ousadas, e acabamos comprando aquela bolsa caríssima que amamos, sem nos importar com os "problemas" que podem vir com ela, como as temidas dívidas do cartão de crédito.

Na bolsa de valores o interessante é investir com regularidade, sabendo a importância de diversificar. Já nós mulheres, adoramos mudar de bolsa com frequência e, é claro, comprar outras novas. A liquidação de bolsas nos shoppings/lojas, é semelhante à bolsa em queda ou em baixa, em quem você pode comprar mais bolsas/ações pagando menos. O que vale para ambas as situações é saber a hora de comprar, ao invés de sair por aí, comprando qualquer coisa por impulso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?