terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Touro e o Urso do Mercado Financeiro


Você sabe por que é comum nos depararmos com a figura de um touro ou de um urso quando o assunto é a Bolsa de Valores? As expressões "Bull Market" ou "Bear Market" são velhas conhecidas de quem entende um pouco desse assunto, pois representam a movimentação do mercado. Embora não haja uma origem precisa, sabe-se que estas expressões começaram a ser usadas nos Estados Unidos e se espalharam pelo restante do mundo. 

Quando o urso está posicionado para atacar, sua patada vem de cima para baixo, empurrando o oponente (mercado) para o fundo. Já o touro, age de forma oposta, usando seus chifres, atacando de baixo para cima, jogando (o mercado) para o alto. Por isso, quando se percebe no mercado uma força que está fazendo com que os preços subam, surge a figura do touro, a chamada “bullish”, que representa a alta nos preços e a valorização dos papeis. Já se o urso está "solto", significa que há a tendência de baixa do preços dos papeis, o chamado "bearish".
Todos temos algum amuleto da sorte, então, podemos dizer que a figura preferida dos profissionais que trabalham com a Bolsa de Valores é, de fato, o touro. Em New York, por exemplo, um enorme touro em bronze, pesando cerca de três toneladas, repousa no Bowling Green Park, perto da Wall Street. A Wall Street é uma rua que corre na Manhattan Inferior, e é considerada o coração histórico do atual Distrito Financeiro da cidade de New York, onde se localiza a mais importante bolsa de valores dos Estados Unidos e do mundo. O wall Street Bull ou O Bowling Green Bull, como também é conhecido, tornou-se um símbolo que representa o calibre e a robustez da economia americana, diante dos demais mercados. O touro inspira os americanos em um mercado aberto, agressivo, otimista e próspero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?