terça-feira, 30 de outubro de 2012

Você sabe o que é Oniomania?

Toda mulher adora comprar, não é mesmo? Esse hábito praticamente faz parte do nosso instinto, e nos leva, por vezes, a comprar mesmo quando nem estávamos precisando tanto assim. Não há como negar: fazer comprar é relaxante, prazeroso e pode, até mesmo, amenizar aqueles dias "deprês". Porém, existem casos em que essa adoração por comprar, pode ser bem mais sério do que muita gente imagina.
Você já ouviu falar em Oniomania? O termo refere-se a compras compulsivas, tendo origem grega. Essa verdadeira "loucura por comprar" atinge cerca de 2 a 8% da população mundial, que sofre deste transtorno. Além disso, o acesso cada vez mais facilitado ao crédito no Brasil, faz com que a expansão deste problema seja crescente.

E como ela se difere de quem "apenas" compra muito? A principal característica é a incapacidade de controlar compras e gastos financeiros, explica Marcelo Campos Castro Nogueira, psiquiatra do Programa Ambulatorial Integrado de Transtornos do Controle dos Impulsos (PRO-AMITI) e do Programa Ambulatorial de Jogo Patológico (PRO-AMJO) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq HCFMUSP). Nesses casos, a pessoa não tem autocontrole; ela até tenta parar de consumir, mas não consegue pois sentimentos como angustia e tristeza a dominam, fazendo com que ela vá às compras para se sentir bem.
Os indivíduos que sofrem deste transtorno ficam perturbadas com o pensamento de compra e não sossegam até comprar o que querem. No entanto, após o consumo, um sentimento de arrependimento toma o lugar do prazer obtido na efetivação da compra. O principal dilema deste transtorno é a briga contínua entre os sentimentos de prazer e arrependimento, que tomam conta da pessoa quando a mesma percebe que não conseguiu se controlar.   
        
O psiquiatra alerta: “Como o transtorno é crônico e repetitivo, quem sofre de oniomania tem dificuldade em interromper o comportamento e acaba criando grandes dívidas. As dívidas no cartão de crédito por conta do parcelamento das compras fazem com que o comprador inicialmente perca a dimensão sobre seus gastos. Há ainda dívidas de empréstimos no banco, com familiares e amigos. Dessa forma, a reputação da pessoa é exposta, e ela se vê obrigada a mentir para encobrir o descontrole e as quantias que gastou com compras. Isso resulta em graves prejuízos pessoais, financeiros e familiares.” Ele enfatiza que a Oniomania tem cura, e que o tratamento é realizado com técnicas psicossociais e medicamentos.



Fonte: Você S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?