sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Fundos de Investimento

Para você, que pensa em investir no mercado de ações, mas não o faz porque não tem tempo ou conhecimento necessário, uma boa opção são os Fundos de Investimento. Mas, se você não sabe o que é isso, tampouco como funciona, não se preocupe! Confira o post de hoje e entenda um pouco mais sobre esse assunto. 

O que é um fundo de investimento?

Pense em Fundo de Investimento como um condomínio: cada investidor é um "morador", e dono de uma cota ("apartamento"). Os cotistas ("moradores") compram uma quantidade de cotas ao aplicar e pagam uma taxa de administração a um terceiro (o administrador) para coordenar as tarefas do fundo e gerenciar seus recursos no mercado. Os condôminos (investidores) tem direitos e deveres iguais, independentemente da quantidade de apartamentos (cotas) que possuem. É muito importante que se faça a leitura do regulamento do fundo de investimento, pois é nele que poderão ser encontradas as regras do "condomínio", como taxas, prazos e critérios para diversificação da carteira, por exemplo.


O que é uma cota?

Trata-se da fração de um fundo - como um apartamento do prédio. O patrimônio de um fundo de investimento é a soma de cotas que foram compradas pelos diferentes investidores. O valor da cota é resultante da divisão do patrimônio líquido do fundo pelo número de cotas existentes. Quando o investidor aplica seu dinheiro no fundo, está comprando uma determinada quantidade de cotas, cujo valor é diariamente apurado. As instituições informam o valor das cotas dos fundos nos principais jornais ou na Internet.


Como faço para investir em um fundo de investimento?

Você deve ter claramente quais são os seus objetivos ao realizar a aplicação, para poder escolher o fundo que melhor os atenda. Depois disso, para fazer a primeira aplicação, você deve procurar informações de quais os procedimentos que a instituição financeira escolhida determina para iniciar suas aplicações.


Sabia mais sobre Fundos de Investimento através do nosso Atendimento Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?