terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Carreira e filhos, e agora?


Uma das grandes mudanças econômicas dos últimos 50 anos foi a entrada das mulheres no mercado de trabalho. Junto desse novo cenário surge uma importante preocupação para aquelas que estão pensando em engravidar: como conciliar a carreira e a maternidade? 

A opção de ficar em casa, cuidando dos filhos está desaparecendo. Atualmente ocorre o oposto, uma vez que muitas mulheres deixam de realizar o sonho de ser mãe e optam por focar apenas em suas vidas profissionais. 

Mas será que estas mulheres realmente devem adiar seus sonhos em prol da carreira? Não necessariamente. É verdade que ser mãe e profissional é um grande desafio, mas vale lembrar que a gravidez é algo mágico, e que é saudável nos sentirmos realizados em todos os aspectos, sejam eles pessoais ou profissionais.

A Ernst & Young, uma empresa conceituada de auditoria, apoia a ideia das mulheres se tornarem mamães. Esta empresa optou por manter contato com as mulheres que optam sair da empresa para cuidar dos filhos. É uma maneira interessante de promover o retorno destas mulheres ao mercado de trabalho futuramente.

Separamos algumas dicas bacanas do portal http://delas.ig.com.br/  para ajudar as mamães nessa dupla jornada.

Mantenha contato, sempre 
Mesmo que chegue em casa e seu pimpolho esteja dormindo, a proximidade entre vocês não pode ser deixada de lado. "Vá ao quarto e, sem interromper seu sono, dê um beijo, faça um carinho, cubra-o melhor", indica Arlete Galhardi.


Acompanhe seu estudo 
Reserve alguns minutos do dia, ou da noite, para esse cuidado. "Dê uma olhada na agenda, veja como estão as notas, pergunte se ele tem alguma dúvida ou precisa de ajuda para a prova", ressalta a pedagoga Claudia Martinez Cardoso, orientadora educacional do Colégio Santo Adriano, de São Paulo. É essencial mostrar interesse e incentivar seu aprendizado.


Traga a matéria para a vida real 
"Muitas vezes livros e apostilas não pertencem ao universo que as crianças vivem. Conforme a escolaridade, vale a pena, por exemplo, vocês montarem o sistema solar com bolas de isopor e até programar viagens de exploração de cavernas", recomenda a assessora de imprensa Dorotéia Fragata, mãe de Matheus, 14 anos. Essa vivência extra sala de aula facilita a compreensão e ainda cria uma cumplicidade e parceria maior entre vocês.


Convide-o para cozinhar 
Você chega em casa e ainda tem que preparar o jantar? Chame seu filho para essa tarefa. "De modo geral crianças adoram a cozinha. Dependendo da idade e com bom senso, peça para fazer algo que não cause ferimento. Como separar e lavar as folhas de alface, por exemplo", sugere Marília Reis. Mas tenha paciência. Nada de gritos, senão o momento união vai para o ralo.


Preparem juntos a lancheira
Semelhante à anterior, esta dica é garantia de comida saudável também na escola. "Há sempre fila e a cantina pode oferecer muitas opções tentadoras e engordativas, como doces e frituras. Isso não é o ideal para quem quer ver o filho bonito na adolescência", avisa Dorotéia Fragata.


Vá às compras com eles
Outra coisa que a garotada adora é supermercado. Então, que tal incluí-lo em mais esta missão? "O pequeno não vai saber escolher uma verdura ou fruta, é verdade, mas pode pegar uma caixinha de leite aqui, um pacote de sabão ali", propõem a secretária Maria de Fátima Silva, mãe de Carla, 7 anos. É um tempo a mais para ficarem juntinhos.


Entre no mundo da fantasia 
À noite, antes de dormir, leiam juntos um livro. Experimente também começar a desenhar uma história, e incentive a criança a fazer o mesmo com você. Assim vão ilustrando e inventando, não importa que seja algo sem muito sentido. A diversão é garantida ¿ minha filha Isabella, de 11 anos, que o diga!


Transforme-se em criança
Nas horas de folga, vá a um parque com seu filho. Apreciem a natureza, corram, andem de bicicleta, joguem bola e até façam um piquenique ¿ que vocês montaram juntos, é claro.  Ou então, brinquem com jogos interativos. "Faça coisas que mostrem o prazer de estarem juntos", diz Claudia Martinez Cardoso.


Saia da rotina 
Nos finais de semana e feriados, fuja do padrão do dia a dia. "Dê espaço a atividades prazerosas, sem compromisso ou horários rígidos", ensina Denise. Funciona como uma compensação à disciplina imposta pelas responsabilidades, para você e seu filho.


Seja mãe, simplesmente 
Atividades para se fazer juntos não faltam. Seja educando, brincando, conversando ou apenas permanecendo em silêncio, abraçados. "Qualquer atividade possível de se compartilhar alimenta o vínculo, educa para a realidade e abastece as necessidades afetivas dos filhos", lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os assuntos que você mais gosta de ler no Só Para Mulheres?